É normal sentir mais fome durante a menstruação?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Com níveis máximos de progesterona e baixos de estradiol próximos da menstruação, o apetite aumenta, e temos preferência por doces e alimentos gordurosos. Comportamentos como sensação de perda de controle e compulsão alimentar também são observados mais frequentemente nessa fase.

Ficar constantemente com fome pode ser causado pela falta de proteínas, fibras e gordura em sua dieta. Não dormir o suficiente ou estar estressada também pode afetar o seu apetite. A fome normalmente começa depois de duas horas desde a última vez que você comeu uma refeição.

Evite comer muito açúcar. Limite o consumo de bolos, doces, cereais pra o café da manhã e farinha branca; produtos que o corpo converte rapidamente em açúcar. Evite a cafeína e produtos como o chocolate, refrigerantes, chás e café durante o ciclo menstrual.

Pode cortar o cabelo menstruada? Sim. A menstruação não vai afetar em nada o seu corte de cabelo, nem estragar seus fios. Estando menstruada ou não, o corte ficar bom ou ruim vai depender única e exclusivamente da experiência do cabeleireiro escolhido.

Você pode perceber que o cheiro da sua menstruação é parecido com seu odor corporal. Isso ocorre porque você tem glândulas na área genital, conhecidas como glândulas sudoríparas apócrinas. Quando o suor apócrino se mistura com as bactérias presentes na pele, isso produz um cheiro semelhante ao odor corporal.

Portanto, mulheres com o fluxo menstrual normal e pouca dor, em geral, podem praticar atividade física normalmente durante a menstruação. Mas aquelas que apresentarem maior sangramento e dores fortes na cabeça e no estômago devem esperar, pelo menos, dois dias para voltar aos exercícios.

Limão. A fruta é uma fonte de vitamina C, que auxilia diretamente na absorção de ferro do organismo, importante durante a menstruação, fase em que a mulher perde bastante sangue. Entretanto, o limão é outra fruta bastante ácida que, se consumida em excesso, pode irritar o estômago e o esôfago.

O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça. Então, pode sim tomar banho e lavar o cabelo durante a menstruação!

Beber leite e derivados também pode ser uma boa opção devido à presença de cálcio e magnésio.

Passar fome, literalmente não vai te ajudar a emagrecer da forma que você deseja, por alguns motivos bem simples: Quando estamos com fome, tendemos a comer alimentos menos saudáveis; E o nosso corpo começa a absorver o que não deveria.

“Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos.

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

1. Vitaminas B e D - Algumas frutas são ricas em vitaminas B e D, estas vitaminas são importantes para aliviar os sintomas menstruais. Rica em cálcio e Vitamina D a laranja reduz os efeitos da tensão pré-menstrual, equilibrando o humor. Já a banana é fonte de Vitamina B e potássio e alivia a retenção de líquidos.

Um dos alimentos que adicionado à alimentação pode reduzir as dores da cólica é o Açaí. Por possuir alta concentração de cálcio, o Açaí tende a cobrir as paredes do estômago e do útero possibilitando a redução da dor que vem de cólicas e até o inchaço.

Os cozinhados não vão sair bem: Os bolos não crescem, as claras não ficam em castelo e a maionese não liga. Esqueça tudo isto. Não existem quaisquer estudos que provem uma relação entre cozinhar e estar menstruada.

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas. O ciclo menstrual é dividido em fases.

Em resumo: Para determinar quantas vezes lavar o cabelo, é importante saber se ele é seco ou oleoso. Cabelos secos podem ser lavados menos vezes, mas necessitam um reforço na hidratação. Já os cabelos oleosos devem ser lavados mais vezes.