É normal sentir fisgada na parte íntima na gravidez?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Atenção – algumas dores ocorrem como pontadas na vagina. Isto acontece devido à pressão dos movimentos do bebê. Principalmente quando a gravidez está com mais de 37 semanas, essas pontadas, se forem frequentes, podem ser um indicativo de que o colo do útero está dilatando-se.

Existe diferença entre pontada e fisgada? Sim, existem alguns detalhes que diferenciam esses dois tipos. No primeiro caso, são dores súbitas com uma percepção de que o coração está batendo mais rapidamente. No caso das fisgadas, a duração da dor é maior e pode haver a sensação de alongamento do músculo.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Confira alguns deles!

  • 1- Mais contrações de treinamento. Conhecidas como contrações de braxton Hicks, elas são diferentes das de trabalho de parto. ...
  • 2- Pressão na pelve. ...
  • 3- Sensação de respirar melhor. ...
  • 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  • 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  • 6- Aumento da secreção vaginal.

Sinais de aproximação do trabalho de parto
queda do ventre; saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina; contrações uterinas dolorosas e frequentes; alterações no colo do útero (dilatação);

Porém, podem ser sinais de alerta. Se for volumoso ou persistente, se apresenta coágulos, se está associado à dor abdominal ou pélvica, ou a contrações uterinas frequentes e intensas, ou se isto acontece em mulheres que já tiveram um aborto espontâneo, a gestante deve procurar imediatamente o seu médico.

Pode estar presente quando estiver cansado ou se você sofre de enxaqueca. Mas você sabia que também pode ser o sintoma de uma infecção no ouvido ou, eventualmente, uma lesão no nervo? É por isso que é tão importante contar para o seu médico o que você sente e não entende completamente.

Não se desespere ao sentir as pontadas. Segundo especialistas, só é necessário um tratamento caso haja ataques frequentes. No entanto, ao avaliar os sintomas do paciente, o médico poderá recomendar medicamentos prescritos para tratar em casa.

Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto. Aumento das secreções vaginais: pode ser transparente, rosado ou com rastros de sangue.

“Infelizmente, a posição de rotina, que é aquela deitada de barriga para cima não é a mais recomendada”, explica Anatália Basile, enfermeira doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Programa Parto Seguro, da prefeitura de São Paulo.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Barriga mais Baixa
Outro grande sinal de que é hora de ir para a maternidade é quando a barriga da mulher fica cada vez mais baixa.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

O descolamento da placenta é uma emergência médica
Um quadro de dor abdominal intensa, acompanhada de hemorragia com coágulos, diminuição dos movimentos fetais ou ausência dos mesmos, fraqueza com sensação de desmaio, palidez, sudorese e taquicardia constituem uma emergência médica.

É perigoso fazer muita força para evacuar na gravidez? Não, o aumento da pressão abdominal causado pelo esforço para evacuar, não costuma causar problemas para a gestação em si. Ele certamente não tem relação nenhuma com abortamento e portanto você pode ficar tranquila com relação a isso.

As fisgadas são alterações na sensibilidade em algumas partes do corpo, se manifestando ao longo do trajeto do nervo afetado. Esse sintoma é comum entre os atletas, e prejudica significativamente a sua performance. O quadro pode vir acompanhado ainda de dormência, formigamento e queimação.