É normal sentir estalos na cabeça?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 1 de junho de 2023
3.9 / 5 6 votos

A ansiedade e o estresse podem estar presentes na dor de cabeça, dor no pescoço e na face, estalos, bruxismo e na dor da ATM, mas, é de longe a causa desses problemas.

Os estalos tratam-se de uma reação natural do organismo a um estímulo. O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão. O “estalo” é a quebra da tensão do líquido articular.

O barulho é causado por atrito entre as articulações. Contudo, se a pessoa sente algum tipo de dor junto ao estalo, é aconselhada a realização de um exame radiológico (exames de imagem) na coluna cervical, afirma Orlando Riguesso, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

Além de questão da perda da audição e da exposição a sons muito altos, o tinnitus pode surgir quando a pessoa atinge uma certa idade do envelhecimento, sofrendo de um comprometimento do nervo dos ouvidos, e também pelo uso de alguns medicamentos, como a aspirina, ou por doenças.

Pressão na cabeça e zumbido são sintomas associados a diversos tipos de disfunções e patologias, como Enxaqueca Vestibular, infecções (como a Labirintite), alterações cardiovasculares, desordens funcionais (como a Disfunção Temporomandibular), alterações na coluna cervical, entre outras causas.

Hernandez explica que estalar o pescoço não é capaz de causar um AVC: “O grande problema é quando as pessoas tentam fazer manobras muito vigorosas, muito intensas para conseguir o estalo e, numa dessas manobras, elas podem machucar essa articulação.

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

Uma das suas características é a ligação ao agitado modo de vida moderno — ansiedade, estresse e tensão estão diretamente relacionados a ela e podem ser o estopim para grande incômodos, como dores, estalos na mandíbula e, em casos extremos, impossibilidade de abrir ou fechar a boca.

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".

Carvalho conta que, se o barulho do estalo nas articulações é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado. “Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revelou.

Os estalos são fabricados através de um processo onde se dissolvem o fulminato de prata em ácido, e se lava a areia com álcool para neutralizar seu PH, traços de cobre podem ser acrescentados para servir de catalisador.

Os estalos no pescoço são recorrentes para quem deseja aliviar dores e tensões, mas têm sérios riscos à saúde e podem ser cessados com acupuntura e fisiatria. Muitas pessoas, no entanto, desconhecem os possíveis riscos dessa prática, que pode ser um sintoma de diversos tipos de distúrbios osteoarticulares.

Estalos pelo corpo são normais e só preocupam se vierem acompanhados de dor. Dedos das mãos, dos pés, o pescoço, o tornozelo…provavelmente você já deve ter ouvido um trec em, pelo menos, uma dessas partes do corpo. São os famosos estalos.

Dor de cabeça e na face
Embora não haja um local específico da face para o aparecimento da dor, em geral, surge próxima ao ouvido, podendo ser nas têmporas ou parte frontal da cabeça. Por ser associada ao bruxismo e frequentemente ocorre pela manhã.

Causas dos zumbidos
Zumbido no ouvido pode ser diabetes, disfunção da tireoide, deficiência de vitamina D, abuso de substâncias (cafeína é a principal envolvida), ansiedade, alterações no sono. Também estão envolvidas alterações circulatórias e, o que é muito comum, vir acompanhado de perda da capacidade auditiva.

Estudos revelam que o zumbido crônico geralmente se apresenta em conjunto com sintomas de ansiedade e costuma ficar ainda pior após uma situação estressante. Os barulhos do zumbido podem variar, sendo mais comuns o chiado, o alarme tocando, o assobio, o som de ar escapando e até mesmo notas musicais.

Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revela que, dependendo do nível de silêncio e do grau de atenção, pessoas com audição normal podem ouvir ruídos fantasmas passíveis de ser confundidos com o zumbido, problema que afeta cerca de 17% da população mundial.

Se a pressão na cabeça aparece repentinamente e é extremamente severa, ou é acompanhada por febre, rigidez no pescoço, vômitos, convulsões ou perda de consciência, pode ser um sinal de uma condição grave, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou hemorragia cerebral, e requer atendimento médico de emergência.

6 sintomas físicos da ansiedade

  1. Tremores. A ansiedade pode causar tremores devido ao sistema nervoso central que é atingido pela mesma, causando-lhe tremedeiras.
  2. Cansaço. ...
  3. Sensação de falta de ar ou asfixia. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Suor excessivo e mãos frias. ...
  6. Boca seca e tontura.

Após um dia estressante, você pode sentir uma dor de cabeça, mas na manhã seguinte, já está bem. Porém, se essa dor for intensa e continuar, ou se passa, mas retorna com frequência, é um sinal de que a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda de um profissional de saúde.

Quando se estala o pescoço com muita frequência, os ligamentos das articulações podem ficar esticados permanentemente, havendo maior risco de desenvolver osteoartrite.