É normal sentir enjoo tomando antibiótico?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Um dos efeitos colaterais mais comuns causados pelo antibiótico são os problemas gastrointestinais. Como por exemplo, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarréia, perda de apetite, entre outros. Geralmente, isso ocorre quando as pessoas tomam o medicamento com o estômago vazio.

Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.

2) Tomar de estômago vazio
Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.

Tomar um probiótico durante o tratamento com antibióticos é importante para auxiliar na recuperação da flora instestinal. Tal ação, por tanto, pode reduzir os sintomas de disbiose, como a diarréia. Os probióticos podem ajudar a restaurar bactérias que foram perdidas durante o tratamento.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Quando se inicia o uso de um antibiótico o doente geralmente apresenta sintomas como dor e febre. Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram.

Se você estiver em tratamento com antibióticos ou com algum medicamentos acima, consulte seu médico a respeito de eventuais interações. Evite o uso de DRAMIN® B6 com medicamentos ototóxicos (tóxicos ao ouvido), pois ele pode mascarar os sintomas de ototoxicidade.

Um dos efeitos colaterais mais comuns causados pelo antibiótico são os problemas gastrointestinais. Como por exemplo, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarréia, perda de apetite, entre outros. Geralmente, isso ocorre quando as pessoas tomam o medicamento com o estômago vazio.

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

Pode-se tomar o medicamento com leite, sucos e chás? Não. Por exemplo, os antibióticos tetraciclinas não devem ser tomados com leite, pois o cálcio diminui consideravelmente a absorção da droga.

O consumo de ovos contaminados com antibióticos dá lugar a que determinadas bactérias se tornem mais resistentes e a que o Homem se habitue às substâncias, diminuindo assim a eficácia de antibióticos em caso de doença.

Os antibióticos podem ocasionar reações adversas, dependendo de fatores como o medicamento propriamente dito, a sensibilidade do doente e condições da toma, entre as quais se incluem transtornos digestivos (dor abdominal, diarreia, náusea e/ou vómitos).