É normal sentir dor depois da ventosa?

Perguntado por: ovieira5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quando é usada uma grande quantidade de vácuo o local de tratamento pode ficar permanecer dolorido por cerca de 5 dias, mas pode-se observar que a pessoa ficará com marcas roxas no corpo, porque logo nos primeiros minutos de aplicação da ventosa, pode-se observar a vermelhidão e cor arroxeada que surge.

É comum o paciente ficar com manchas roxas e dores por cerca de cinco dias. Para aliviar esses sintomas, algumas dicas: tomar banho morno, usar óleos corporais para hidratar a região e fazer massagens.

São vários os benefícios da ventosa nas costas. Entre eles estão o alivio de desconfortos ou dores musculares. No restante do corpo ela pode estimular a produção de colágeno e elastina e ainda melhorar a aparência da pele. Essa terapia pode ainda reduzir o estresse e a tensão local.

O que significa o roxo da ventosa? estase severa do tecido (estagnação do sangue).

Quanto custa uma sessão de ventosaterapia
Cada sessão custa entre R$50,00 e R$100,00 e dura, mais ou menos, 45min.

Lesões foram ocasionadas porque o vácuo da sucção foi tão forte que separou camadas da pele da paciente. A ventosaterapia é uma técnica de medicina alternativa que consiste na aplicação de recipientes circulares de sucção na pele para melhor a circulação sanguínea.

Os locais mais indicados para a aplicação dos copos são as partes do corpo que possuem maior concentração muscular, como abdômen e costas, ou as que, ao contrário, possuem menos músculos – como braços e pernas.

2. Como as ventosas funcionam? Quando ocorre o vácuo, o tecido da região sugada e tratada é liberado e o sangue recebe mais oxigênio. Esse efeito alivia a fadiga, tensão e dores musculares.

É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.

O ideal é que o profissional faça uma massagem relaxante antes e depois de se utilizar a ventosa, a fim de melhorar os resultados.

O tempo de permanência das ventosas sobre a pele do paciente variou conforme o referencial consultado. Cinco a dez minutos eram suficientes para se obter os resultados desejados.

Dessa forma, a partir da conclusão que o estudo obteve —o uso da ventosa real não foi superior ao placebo—, pode-se afirmar que a ventosa aplicada na região lombar de indivíduos com lombalgia crônica inespecífica é o mesmo que oferecer um tratamento placebo.

Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso.

A ventosa é uma excelente ferramenta e não há contraindicações para o uso diário; salvo quando há problemas circulatórios, feridas no local e alguma outra comorbidade que possa dificultar a cicatrização, como a diabetes, por exemplo.

A ventosaterapia pode ser aplicada em várias partes do corpo, dependendo da condição a ser tratada. Algumas das áreas mais comuns para a aplicação de ventosas incluem costas, pescoço, ombros, abdômen, pernas, pés, braços e mãos.

Não deve tomar sol se houver qualquer tipo de hematoma na pele, incluindo o gerado por ventosas. O sol pode tornar a mancha definitiva ou muito difícil de ser removida.

Cuidados na aplicação da ventosa devem ser observados como o aparecimento de bolhas, situação que deve ser evitada pois é considerada má aplicação pela medicina ocidental, porém, caso aconteça deve-se orientar o paciente aos cuidados com a pele e tratar a bolha no próprio consultório ou clínica, perfurando a bolha e ...