É normal sentir dor de cabeça tomando sertralina?

Perguntado por: dpeixoto6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A maioria dos pacientes não apresenta reações adversas. No entanto, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas – assim como qualquer outro medicamento. Dentre os mais comuns, os efeitos colaterais são: Dor de cabeça.

Existem reações com o uso de ISRS (Inibidores seletivos da receptação de Serotonina) q ocorrem inicialmente, como o aumento do nervosismo, q não costumam perdurar por mais de 1 semana. Se forem insuportáveis ou durarem mais do q isso, relate para o seu médico!

Como são os primeiros dias tomando sertralina? Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Efeitos colaterais do cloridrato de sertralina
Geralmente, esses efeitos ocorrem nos primeiros dias, sendo amenizados em seguida. Justamente por isso, a recomendação é sempre informar o médico que acompanha o seu caso. Aguardar e informar se persistem após o período inicial do tratamento.

Reação muito comum (> 1/10): enjoo, diarreia, indigestão, tontura, dor de cabeça, tremor, falta de apetite, insônia, sonolência, fadiga, sudorese (aumento do suor), boca seca, disfunção sexual (atraso na ejaculação e redução no desejo sexual).

Algumas medicações podem agravar o quadro: contraceptivos orais, descongestionantes nasais, antidepressivos do grupo dos inibidores da recaptura da serotonina (fluoxetina, sertralina, etc.), reposição hormonal pós-menopausa, inibidores da bomba de prótons (omeprazol, esomeprazol, etc.).

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

Algumas pessoas respondem mais rápido e outras respondem mais lentamente. Em geral, entre sete e 15 dias já é possível notar alguma melhora discreta dos sintomas quando o paciente está usando a medicação”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

Clínico Geral, Psiquiatra
Boa tarde Adriano, Durante a introdução de medicamentos como a sertralina são comuns alguns sintomas inicias ou piora inicial da ansiedade. Caso estes sintomas sejam muito intensos ou não melhorarem com o decorrer do uso da medicação, o ideal é conversar com seu médico para melhor avaliação.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

A coadministração de sertralina com dipirona, pode causar uma redução nas concentrações plasmáticas de sertralina com poten- cial diminuição da eficácia clínica, portanto, recomenda-se precaução; a resposta clínica e/ou os níveis do medicamento devem ser monitorados conforme apropriado.

Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento? Geralmente ele é indicado para tomar na parte da manhã, principalmente no início do tratamento, porque a insônia é um dos seus efeitos colaterais comuns. Mas você deve respeitar o esquema de doses que o seu médico indicar.

A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso. Mas estudos indicam que isso acontece no início do tratamento. Então, com o tempo, o corpo tende a voltar à forma física anterior.

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

A análise da cefaléia como efeito colateral dos antidepressivos mostra que os fármacos que menor apresentam tal sintoma são a agomelatina (agonista da melatonina) e duloxetina ambos em torno de 5 % o que pode nos sugerir que estas drogas antidepressivas possam ser promissoras para o tratamento preventivo da enxaqueca.

Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza. Insônia ou sonolência. Aumento ou redução do apetite.

A coadministração de sertralina com dipirona, pode causar uma redução nas concentrações plasmáticas de sertralina com potencial diminuição da eficácia clínica, portanto, recomenda-se precaução; a resposta clínica e/ou os níveis do medicamento devem ser monitorados conforme apropriado.

O Cloridrato de Sertralina não é tarja preta, mas sim tarja vermelha.