É normal sentir dor após a colonoscopia?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O ar introduzido no cólon poderá causar algumas dores ligeiras no abdómen (zona do estômago) algumas horas após o exame. Todavia, tais dores são normais, sendo muito importante libertar os gases, o que irá ajudar a reduzir a flatulência e a expelir o ar.

Quais complicações podem ocorrer após o exame de colonoscopia? As mais comuns são: dores abdominais, cólicas, presença de flatos (gases), fezes com presença de sangue e diarreia.

As principais atenções com a alimentação após a colonoscopia devem ocorrer por, apenas, um dia. Em todo caso, o paciente deve prestar atenção aos sinais do corpo e optar por alimentos leves por mais tempo se for necessário.

É normal que sua barriga fique inchada e com certo desconforto depois de uma colonoscopia, pois o intestino leva de 3 a 5 dias para recuperar seu funcionamento normal. Nesse período, é importante evitar alimentos pesados e gordurosos, pois seu sistema digestivo ainda não estará totalmente “na ativa”.

Embora complicações após a cirurgia de retirada de pólipos sejam raras, podem ocorrer infecção e sangramentos internos ou externos com desmaio, dor e desconforto intensos, acompanhado de náuseas e vômitos.

Durante 30 a 60 minutos após o exame, o paciente costuma ficar em observação na sala de recuperação, tempo o suficiente para os efeitos do sedativo passarem. Os sintomas mais comuns após a colonoscopia são o sentimento de estar estufado e gases, os quais devem passar em alguns momentos após a colonoscopia.

Não é permitida a ingestão de leite, iogurtes, bebidas escuras (suco de uva, café, refrigerantes, chás escuros ou bebidas alcoólicas); O paciente não pode comer: carnes vermelhas, verduras e legumes em geral, feijão, frutas, cascas de frutas ou legumes e derivados do leite (iogurtes, queijos, requeijão etc).

Pós Exame. Pode ocorrer cólica abdominal que normalmente desaparece com a eliminação de gases. Se necessário, o paciente pode tomar o analgésico que estiver acostumado desde que não haja contraindicação expressa do seu médico; A dieta pode ser normal após o exame.

O diagnóstico de perfuração intestinal, geralmente, começa com um exame físico, incluindo a verificação de sinais de sensibilidade ou inchaço no abdômen. Testes de imagem, como tomografia computadorizada e radiografia abdominal, também podem ser usados para confirmar o diagnóstico.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

Pode comer pão, bolachas de água e sal e torradas. Almoço e jantar: sopa cozida, contendo macarrão ou arroz, carne ou ovos, batata, cenoura, chuchu, moranga, abobrinha, sem cascas e sem sementes, batida no liquidificador e passada na peneira (coador).

Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise.

Entretanto, por se tratar de uma intervenção simples, o pré-operatório costuma incluir a coleta de exames de sangue e a realização de jejum por algumas horas. Já o pós-operatório inclui a realização de repouso físico e sexual por cerca de dez a quinze dias.

Na semana subsequente, não se deve utilizar remédios anti-inflamatórios, por eles aumentarem o risco de sangramento no intestino. Nos primeiros dias após a polipectomia, também é indicado que a alimentação seja leve. Mas o cronograma alimentar será feito pelo médico a partir da análise individual do paciente.

Qual o tempo de repouso depois da retirada do pólipo? Não existe nenhum tempo de repouso.

A hemorragia após colonoscopia diagnóstica é extremamente rara e pode ser consequente à biópsias de mucosa em pacientes com distúrbios de coagulação ou mesmo por trauma de uma lesão pré existente como um carcinoma.

Não coma alimentos que possam causar flatulência e gases, como por exemplo: feijão, cebola, alho, couve, brócolos, couve-flor, chocolate e alimentos condimentados. No dia seguinte já poderá tornar a comer os alimentos habituais.

CASO VOMITE O MANITOL ENTRE EM CONTATO COM A CLÍNICA. CASO NÃO ENCONTRE A MEDICAÇÃO MANITOL NA FARMÁCIA, TEMOS NA CLÍNICA. NÃO DEITE APÓS A INGESTÃO DO MANITOL, MOVIMENTE-SE PARA QUE SUA LIMPEZA SEJA EFICAZ.