É normal sentir cólica tomando anticoncepcional injetável mensal?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

O contraceptivo injetável trimestral é indicado para as mulheres que não podem ou não desejam receber estrogênio, pois são compostos apenas de progestágeno. A injeção anticoncepcional também pode causar dor de cabeça, acne, alterações do humor, redução da densidade mineral óssea, vertigens e aumento de peso.

Normalmente, o sangramento de escape para naturalmente com o passar dos dias, mas se for algo recorrente o ginecologista pode recomendar a troca do anticoncepcional utilizado ou até mesmo a mudança de certos hábitos como o tabagismo.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

É normal ter cólica fora do período menstrual quando se trata de um sintoma da ovulação. No entanto, todo desconforto intenso e persistente requer cuidado profissional, independentemente do agente causador.

Isso varia conforme os hormônios que compõem a injeção. De maneira geral, se a primeira injeção tiver sido aplicada no primeiro dia do ciclo menstrual, cerca de uma semana depois da administração o efeito contraceptivo já foi alcançado e a paciente pode ter relação sexual.

Injeção mensal
A injeção anticoncepcional que é aplicada mensalmente possui a combinação dos hormônios progesterona, responsável por inibir a ovulação, e o estrogênio, que estabiliza o endométrio. Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.

Contraceptivo injetável
Contando da data da primeira injeção não tomada: 23% a 35% das pessoas engravidam em 3 meses.

Na maioria dos casos, o sangramento de escape apresenta uma cor diferente do vermelho vivo período menstrual, podendo ser mais puxado para o marrom ou ainda num tom cor de rosa. Além disso, trata-se de um sangramento bem leve, podendo ser só uma manchinha que você percebe na roupa íntima ou no papel higiênico.

O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos.

Anticoncepcional pode causar sangramento escuro
Isso acontece à medida que seu corpo se ajusta às alterações hormonais que eles provocam. Na maioria dos casos, o corrimento marrom é comum de acontecer no período de adaptação e tende a desaparecer após os primeiros meses.

sangramento abundante, junto com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen; duas ou três contrações no intervalo de 10 minutos, sobretudo antes que se complete 37 semanas de gestação.

Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

O que causa a dor no pé da barriga? A dor no pé da barriga é bastante comum e pode ter uma série de causas diferentes. Dentre as causas menos graves, podemos citar a prisão de ventre, o acúmulo de gases, má digestão, cólicas menstruais, intolerância à lactose e infecção urinária.

As cólicas intensas tendem a ser mais longas do que as cólicas típicas. Por isso, é necessário investigar se há causas de doenças ginecológicas envolvidas, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras doenças.

É o seguinte, com as mãos bem lavadas e limpas, elas colocam o cotonete no canal vaginal e, em seguida, conferem a tonalidade e consistência da secreção na ponta de algodão. A questão é que, normalmente, com a proximidade da menstruação, o cotonete sairia com um tom rosado, marrom ou até mesmo vermelho.

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.