É normal sentir atração por um parente?

Perguntado por: drosa4 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos. Como, por exemplo, irmãos ou primos. Regra geral, os seres humanos não se sentem atraídos pelos familiares próximos. É algo que acontece de forma inata, uma vez que não nos é ensinado por ninguém.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

A atração sexual nada mais é do que o desejo sexual por outra pessoa e pode estar relacionada, segundo alguns estudos, com os nossos genes. A atração sexual pode ser resumidamente explicada como o desejo sexual por outra pessoa.

5 sinais da atração física

  • Você fantasia pegá-la, mas não sabe nada sobre ela. ...
  • Pouca reciprocidade: ou você dá muito e ela não retorna, ou vice-versa. ...
  • Deve apresentar aos amigos? ...
  • Seu coração não bate por ele, mas sua cabeça sim. ...
  • Nada de planos: Desejo é um sentimento de espontaneidade e aventura, há pouco planejamento.

Mas como saber se essa atração é recíproca?
...
Linguagem corporal que fala muito

  1. Cabeça virada para o lado e ligeiramente inclinada para baixo.
  2. Um leve sorriso, tímido e discreto.
  3. Olhos fixos na pessoa à frente.

"Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses. A média é de dois anos.

O toque cria a química entre duas pessoas
Um aperto de mão, um toque, um abraço e até uma carícia são mais duradouros e intensos. Mesmo algo mais sutil carrega um imenso valor aos dois sendo um modo de revelar o que sentem por dentro.

O ato de ficar atraído por alguém pode surgir por vários fatores, sejam eles sexuais, físicos, emocionais, etc. Esses sentimentos podem ser recíprocos, o que chama-se "atração mútua", ou seja, quando é partilhada por ambas as partes envolvidas. Ver também: afinidade e sentimentos que podem ser confundidos com amor.

Dentre as mudanças propostas no projeto do Novo Código Penal (PLS n. 236/2012), encontra-se o acréscimo de uma nova modalidade do crime de ameaça: perseguição obsessiva ou insidiosa, figura batizada de stalking pelos meios de comunicação.

Química do amor são as reações que ocorrem nas pessoas, quando estas sentem afinidade por alguém. É uma sintonia entre a produção de determinadas substâncias pelo corpo e a interpretação social desses sinais. Quando uma pessoa se sente atraída por outra, uma série de neurotransmissores e hormônios é disparada.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

Por que as pessoas se apaixonam? De acordo com uma tese sobre a paixão, as pessoas se apaixonam para exercerem, inconscientemente, um processo chamado de auto-expansão, que nada mais é do que, basicamente, um meio para nosso rápido crescimento pessoal.

A química de um beijo
As bochechas ficam rosadas, o pulso acelera e nossa respiração fica descontrolada e intensa. As pupilas dilatam, o que, talvez, explique o motivo por que muitas pessoas fecham os olhos durante este momento.

Simultaneamente ao primeiro olhar, a química cerebral se altera e grandes quantidades de dopamina são liberadas provocando uma verdadeira onda de prazer, euforia e maior produção de testosterona, tanto no homem como na mulher. A testosterona é o hormônio responsável pela atração sexual.

Sorrisos, gestos, mexidinha na roupa; pesquisas mostram comportamentos comuns em situações de flerte. Você já deve ter se perguntado se aquela pessoa do escritório ou da faculdade está a fim de você. Ou até já sentiu um clima ao trocar olhar com alguém na rua, no metrô ou no supermercado.

Os escritores bíblicos compreendiam que no ato sexual era transmitida uma espécie peculiar de conhecimento e de intimidade. A esse conceito deram o nome de “uma só carne” e, por isso, a Bíblia reserva o ato sexual apenas para o casamento.

Quando um estranho a olha nos olhos pode simbolizar um ato romântico, mas se os seus olhos, de seguida, deslizarem para baixo, provavelmente está a sentir desejo sexual, segundo um estudo publicado na revista 'Psychological Science'.

2. Quando vemos alguém atraente pela primeira vez, em questão de segundos nossas sobrancelhas sobem e descem! Assim, deixam os olhos mais abertos, permitindo que reflitam maior quantidade de luz e se tornem mais brilhantes, grandes, convidativos. Se um homem fizer isso ao vê-la, esteja certa de ter chamado sua atenção!

Segundo o dicionário, ser atraente é ter a capacidade de atrair, ser sedutor, encantador. Portanto, mesmo quem talvez não tenha uma aparência tão compatível com os padrões de beleza pode se tornar extremamente atraente. Essa é uma boa notícia para a maioria das pessoas.