É normal sentir atração por personagens?

Perguntado por: acosta8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Muitas pessoas têm sentimentos românticos ou atrações por personagens fictícios. Às vezes, personagens de livros, filmes ou séries podem ser criados para serem particularmente atraentes, possuindo características ou qualidades que podem ser desejáveis em um parceiro.

Quem nunca teve uma queda por um personagem fictício? Essa atração por indivíduos que não existem tem um nome: fictosexualidade.

Nada mais normal do que sentir sentir atração por pessoas, independente de estado de relacionamento. Sentir atração não é algo que se tem controle propriamente, e tudo bem ser assim.

Apaixonar-se por personagens fictícios pode acontecer. Num processo de psicoterapia você pode trilhar um caminho para descobrir quais características existem nesses personagens que fizeram com que você se atraísse por eles.

Pansexual é o indivíduo que aprecia e é atraído por pessoas de todos os tipos de gêneros ou orientações sexuais. Os pansexuais não se limitam apenas aos gênero masculino e feminino ou a uma determinada orientação sexual.

Essas paixões são baseadas nas qualidades que achamos que alguém (seja uma pessoa de verdade ou um personagem) possui. E aí vem aquela história de que a paixão é cega: nós temos uma tendência a preencher os espaços em branco sobre o que sabemos de alguém com nossas próprias expectativas.

As pessoas passam por essa situação em filmes que duram poucas horas e até mesmo em livros. Mas por que será que nós sofremos por personagens fictícios? A psicóloga cognitiva Rejane Sbrissa, explica que nos apegamos aos personagens quando há um vínculo de empatia, uma identificação ou admiração.

Entre inúmeras definições do que sejam os cosplayers, pode-se citar: "Fazer um cosplay não é somente vestir uma roupa, mas encarnar um personagem, seu jeito, suas poses, seu modo de falar, de se portar. Cosplay é se fantasiar do seu personagem favorito, seja ele de um animê videogame ou comic".

Parte do que nos faz humanos são as fantasias, então nesse sentido é normal sim, certamente.

A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.

No que diz respeito a mostrar os sentimentos, os homens esperam em média 88 dias, pouco mais de 3 meses, para dizer "amo-te" à outra pessoa, sendo que 39% deles dizem no primeiro mês. Enquanto que as mulheres demoram em média 134 dias.

atração sexual é diferente de desejo sexual.
Você provavelmente tem dia que sente desejo sexual mas isso não necessariamente é despertado por alguém, é apenas a vontade por si só. Essa vontade pode ser despertada por várias coisas inclusive, e se não é despertada por uma pessoa então não é atração sexual, é só desejo.

Calcula-se que ela tenha uma duração breve, que vai desde algumas semanas até um ano. Curiosamente, parece haver uma relação entre a idade dos apaixonados e o tempo de duração da paixão: quanto mais jovens, menos tempo dura a paixão, mas mais intensa ela é. Apesar disso, a paixão pode se estender.

Relação parassocial é até comum na adolescência, mas pode se tornar um problema quando causa obsessão e gera a fuga da realidade. Cá entre nós, você provavelmente já se apaixonou pelo personagem da sua série favorita, correto? Quando o ser humano é mais novo, principalmente na adolescência, é normal isso acontecer.

A personagem que ajuda o antagonista. Da mesma forma que o coprotagonista em relação ao protagonista, é geralmente amigo ou parente do antagonista principal, embora às vezes sirva-o ou trabalhe para ele.