É normal sentir as coisas nos sonhos?

Perguntado por: rmoreira5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

O onirismo é um estado psicológico (ou uma alteração da consciência) que se caracteriza pela presença de alucinações semelhantes às que acontecem quando sonhamos, mas neste caso acontecem em estado de vigília. A condição também é conhecida por delírio do sono.

De modo geral, não há um "prazo" ou "data" para a interpretação de um sonho, seja ele premonitório ou não. O mais importante é observar os fatos do seu dia-a-dia com atenção, pois é muito comum o fato concretizado passar desapercebido.

Os sonhos lúcidos são vistos sob essa perspectiva como sendo o presente dado aos homens pela Espiritualidade Elevada, de se recordarem das experiências vividas durante o sono, por serem úteis e/ou necessárias tais recordações.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido.

Ele ocorre tipicamente 90 minutos depois que caímos no sono e dura cerca de dez minutos, porém, enquanto você dorme, cada período REM dura mais tempo, podendo alcançar uma hora.

Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

O que pode induzir esse distúrbio no sono podem ser padrões e hábitos irregulares de sono, estresse e ansiedade, além de insônia e privação de sono. Dormir de barriga para baixo também pode desencadear crises de paralisia do sono.

Às vezes, sonhamos com pessoas que não conhecemos porque elas representam algo em nossa vida. Ou talvez seja porque eles estejam em algum lugar da nossa memória subconsciente. Sonhar com pessoas que você nunca viu antes pode ser um sinal de mudanças na sua vida.

Tente perceber se está sonhando acordado.
Tente criar o hábito durante uma das ações a seguir: ao ler um pedaço de papel, ao pensar se você está sonhando, ao tentar mexer objetos ou ao ler as horas. Quando o hábito ocorre durante um sonho e não “normalmente”, é sinal de que a pessoa está realmente sonhando.

acreditar e persistir para realizá-los eles sempre. estarão vivos. Não desista dos seus sonhos, pois.

#9 – Não dá para ler ou ver as horas dentro de um sonho
Por algum motivo, não é possível ler ou ver as horas durante um sonho. Muitos adeptos do “Sonho Lúcido” dizem que tentam ler algo ou ver as horas em um sonho como maneira de despertar.

Insistir demais
A última coisa que você nunca deve fazer com um sonho lúcido é se esforçar demais para tê-lo. Tome seu tempo, vá com calma e se você nunca teve essa experiência antes, não se estresse nem se force a ficar lúcido rápido. Essa pressão apenas atrasa o processo e torna as coisas mais difíceis.

Sonhos lúcidos são os sonhos nos quais a pessoa está ciente do fato de estar sonhando e tem o poder de decisão entre controlar o sonho e efetivamente fazê-lo ou assistir passivamente o desenrolar da história.

“A gente sabe que os sonhos lúcidos podem acontecer ao longo da vida e já existem até dados de que 50% das pessoas vão ter sonhos lúcidos”, explica a médica. “E tem um grupo de 20% das pessoas que vão ter sonhos lúcidos pelo menos uma vez ao mês.”

Onironauta (do grego óneiros, sonho, e náutés, navegante/explorador) é uma pessoa que explora sonhos lúcidos, dominando-os e conduzindo seus eventos, habilidade conhecida como Onironáutica, do inglês Oneironautics.