É normal se sentir um lixo?

Perguntado por: rnobrega4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Muitos casos em que as pessoas se sentem "um lixo" têm diagnósticos variados, pode ser um problema de depressão, autoestima baixa, transtorno de ansiedade e outros distúrbios. Qualquer sentimento de desgosto com a vida a longo prazo deve ser considerado e avaliado por um especialista.

Às vezes, o sentimento de inutilidade pode ser causado por baixa autoestima, fazendo que você ache que não possui coisa alguma para oferecer ao mundo. Entretanto, tire algum tempo todos os dias para reconhecer tudo o que tem feito corretamente.

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

O vazio emocional é uma experiência que, às vezes, sentimos após a morte de uma pessoa querida, após o fim de um relacionamento, após uma decepção, em épocas de transição, períodos de mudança ou pela falta de proteção , afeto e amor.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.

“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Sentir-se incapaz: insegurança, complexo de inferioridade ou depressão? A insegurança pode surgir e agir como fundo para o complexo de inferioridade ou de sintomas de ansiedade e depressão, condições que trazem o sentimento de incapacidade.

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  1. Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  2. Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  3. Faça exercícios. ...
  4. Tente ver o lado bom das coisas. ...
  5. Faça terapia.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

A sensação de estar desconectado, de não fazer parte, pode ser uma das maiores fontes de sofrimento emocional na atualidade. Existem pessoas que sentem muita dificuldade de se conectar consigo e com o significado da sua existência, assim, o mundo parece não fazer sentido.

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na Biological Psychiatry, indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Na prática, mal-estar pode ser simplesmente a sensação de que não está completamente bem e saudável. De fato, é algo bem comum durante períodos que antecedem doenças em geral, como gripes e resfriados. Também é recorrente a queixa de mal-estar no corpo quando estamos nos recuperando de uma doença.

Os efeitos da ansiedade não são sentidos somente a um nível emocional. O funcionamento do corpo também é impactado por esse sentimento. Você já deve ter percebido certo desconforto físico em momentos de apreensão, como coração acelerado, náusea e tremores nas mãos e pernas.