É normal se cansar ao falar?

Perguntado por: lcastros8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Muitos indivíduos com problemas nas cordas vocais reclamam de cansaço durante a fala. Nesse caso, é fundamental consultar um especialista para investigar se há algum tipo de lesão na área e tratá-la o mais rápido possível.

De fato, o ato de uma pessoa introvertida conversar com as pessoas representa um alto gasto de energia para seu cérebro e, por isso, essas pessoas costumam ficar esgotadas.

Para Oliveira, a falta de vontade em socializar transitória é natural e, muitas vezes, não implica em problemas para a pessoa. "Após um evento estressor ou restrito a um contexto é até esperado esse padrão de comportamento, e ainda assim não é regra.

O problema de rouquidão e cansaço vocal não costuma ser algo grave, ele costuma permanecer por um curto período, mas caso o quadro persista por mais tempo, recomendamos que o paciente procure um médico. Apresentar esses sintomas por um tempo muito longo pode ser indício de alguma doença, como tumor na garganta.

A fadiga vocal consiste numa síndrome caraterizada por sintomas de cansaço da voz e sensação de esforço associada à sua utilização, podendo simultaneamente existir dor na região do pescoço.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente.

“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr.

O excesso de estresse e de compromissos são os principais desencadeadores do sentimento de cansaço generalizado.

Mudanças de hábitos que reduzem o cansaço no final do dia

  1. Pratique exercícios. Deixar de praticar exercícios piora ainda mais o quadro de fadiga. ...
  2. Organize melhor sua rotina. ...
  3. Beba água. ...
  4. Cuidado com a ansiedade. ...
  5. Mude os hábitos alimentares. ...
  6. Reduza o uso da tecnologia. ...
  7. Bom humor evita o cansaço. ...
  8. Procure um especialista.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

É como um sinal de que as emoções não estão mais positivas. Ademais, o sentimento de vergonha pode ser desencadeado por motivos e pessoas externas, mas pode ser, também, um auto fracasso ao tentar cumprir metas e padrões. A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

Porém, associado a outros sintomas e por tempo prolongado, o cansaço excessivo pode ser indicador de algumas doenças, como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto e síndrome de Cushing ou Addison.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!