É normal saturação 93?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Qual nível normal de saturação? O nível normal de saturação de oxigênio do sangue é sempre maior do 95% considerando uma pessoa saudável. O ideal é que esse valor esteja sempre entre 97% e 98%.

idade, com Síndrome Gripal e que apresente os seguintes sinais de gravidade: saturação de SpO2 <95% em ar ambiente OU sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade OU piora nas condições clínicas de doença de base ou hipotensão.

Vale lembrar que um índice de saturação esperado para a normalidade é, em média, acima de 95%. As exceções são pessoas com deficiências respiratórias crônicas como DPOC. Para elas, a saturação considerada normal tende a variar em torno de 90%.

Por que a saturação baixa? A saturação baixa acontece quando o oxigênio não consegue chegar até os alvéolos pulmonares para fazer a troca gasosa. Dessa forma, não há uma troca gasosa efetiva entre oxigênio e o dióxido de carbono.

O aparelho oxímetro é colocado em um dos dedos, onde o visor mostra uma porcentagem que vai de 0 a 100%. Os valores normais de oximetria estão entre 95 e 100%. Lembrando que o uso de esmaltes nas unhas compromete o funcionamento.

O nível da saturação do oxigênio mais baixa do que 90% é considerada uma hypoxemia, que pode acabar em complicações cardiopulmonares, apnéia do sono, entre outros problemas.

Os autores sugerem que o uso da posição prona é uma ferramenta de valor para melhorar a oxigenação e diminuir o esforço respiratório em muitos pacientes com formas moderadas ou graves de COVID-19.

De maneira geral, 96% de concentração de oxigénio no sangue é considerado um valor normal, enquanto que valores na ordem dos 85% de concentração de oxigénio já são considerados uma dessaturação.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Ela explica que durante esse período de bloqueio das vias aéreas acontece uma queda da saturação no organismo. “Essa oscilação pode ser breve ou de maneira um pouco mais prolongada. Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono. Isso traz consequências,” afirma.

O uso do oxímetro é simples, pois ele tem apenas um botão, que liga o aparelho. Uma vez ligado, basta colocar no dedo e esperar estabilizar – ou quando a curva, que aparece abaixo dos valores, ficar igual uma serrinha. “Isso indica que está tendo uma medida fidedigna”, explica.

Qual é o nível normal de saturação de oxigênio? Quando devo me dirigir a um hospital? Geralmente, em pessoas saudáveis, a saturação de oxigênio deve ser maior ou igual a 95%. Se a medição indicar taxas mais baixas do que esse valor, deve-se procurar um médico ou ir ao pronto-socorro.

Também conhecida como hipoxemia, é caracterizada por uma saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente, considerando uma amostra de sangue de indivíduo saudável. O quadro é considerado crítico quando o nível de saturação fica abaixo de 85%.

Falta de ar pode acontecer de forma repentina ou progressiva, em repouso ou aos pequenos esforços. Quando o paciente não consegue respirar confortavelmente, pode fazer com que seus níveis de saturação de oxigênio caiam para menos de 90%.

A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. O termo médico para falta de ar é dispneia. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras. Elas podem usar as palavras “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, etc.

Posicione o sensor no dedo indicador, preferencialmente e certifique-se que está ajustado ao dedo; Espere até o aparelho detectar o pulso e faça o cálculo da saturação de oxigênio; Limpar novamente as mãos e o aparelho.

A saturação arterial da oxi-hemoglobina (HbO2) representa a taxa global de ocupação dos locais de ligação ao oxigênio na hemoglobina. Em pacientes com anemia crônica, essa proporção geralmente está dentro dos limites de referência, assim como a quantidade de oxigênio dissolvida no sangue.

As condições ideais para determinar a saturação de oxigênio são que o dedo utilizado não esteja frio, e que o paciente esteja em repouso e sentado (ou em pé), e não deitado. Deve-se esperar pelo menos um minuto para que a leitura se estabilize.

Os pacientes que possuem baixa oxigenação pulmonar, e consequentemente baixa concentração de oxigênio no sangue, podem precisar de suplementação. Para isso é usada a oxigenoterapia. A função desta técnica é garantir que os níveis de oxigênio no sangue permaneçam seguros, de modo que o paciente se mantenha saudável.