É normal sair uma cera branca do ouvido do bebê?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Bebê de 2 meses com cera branca em um dos ouvidos é normal? Bebê de 2 meses com cera branca em um dos ouvidos é normal? sim, normal. A limpeza dos ouvidos deve ser feita apenas por fora , o cotonete não deve ser introduzido dentro do ouvido para limpeza!!!

A cor normal da cera de ouvido é amarela escura. Porém, a variação da sua cor, pode indicar alterações no organismo que devem ser observadas por um profissional. Essas mudanças variam de preta a branca.

Vale lembrar que em crianças até 3 anos de idade, a secreção no ouvido pode ocorrer com mais facilidade, inclusive dificultando a identificação do problema. É preciso ficar atento se o bebê se mostrar irritado, chorar frequentemente, colocar muito a mão na orelha ou apresentar febre.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Um colesteatoma pode ocorrer de diferentes maneiras. Em 2% a 4% dos casos, o colesteatoma é congênito, ou seja, presente no ouvido desde o nascimento. Neste caso, a doença apresenta-se como uma massa esbranquiçada atrás da membrana timpânica. Na maioria das vezes, permanece intacta em crianças ou adultos jovens.

Sintomas da dor de ouvido em bebê

  1. irritabilidade;
  2. choro excessivo;
  3. febre;
  4. dificuldade para mamar;
  5. falta de apetite;
  6. cabeça balançando repetidas vezes;
  7. dificuldade em deitar a cabeça em um dos lados;
  8. mãos colocadas na orelha constantemente.

Pode parecer desagradável, mas encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido é algo completamente normal. Isso não significa que ele está sujo ou entupido, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, isto é, de dentro para fora.

O excesso de limpeza pode irritar o canal do ouvido, causar infecção e até aumentar as chances de acúmulo do cerume. "A cera é um elemento normal do canal auditivo e está lá porque tem uma função protetora contra a entrada de elementos estranhos, como insetos, bactérias e fungos.

Dermatite do meato acústico é caracterizada por prurido, descamação e eritema da pele do meato auditivo externo e meato acústico. Dermatite pode ser causada pela exposição a alérgenos (dermatite de contato) ou pode ser espontânea (otite externa crônica, dermatite eczematosa auricular).

Não há necessidade de limpar a cera, pois nosso organismo a expele naturalmente. Porém, o excesso de cera pode afetar sua capacidade de ouvir.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

O Dr. Patrice Attal recomenda que os pais procedam após o banho: "O calor do banho tende a suavizar todas as secreções no canal auditivo, facilitando a limpeza dos ouvidos do bebé. Além disso, o momento é oportuno; depois de dar banho a uma criança, limpa-se os olhos, o nariz, a boca... e os ouvidos."

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

Trata-se de uma infecção aguda no ouvido médio com início rápido dos sinais e dos sintomas. Otite média secretora - Essa otite infantil é uma inflamação da orelha média em que há uma coleção líquida em seu espaço e a membrana do tímpano está intacta.

No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.