É normal sair sangue da garganta inflamada?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Estrias de sangue no escarro são comuns em muitas doenças respiratórias de menor gravidade, como infecções do trato respiratório superior (IRS) e bronquite viral. São ocasionalmente causadas por sangue proveniente do nariz que desce pela garganta e é, em seguida, expelido pela tosse.

Um dos principais problemas de quem está com a garganta inflamada é não conseguir comer direito ou beber líquidos.
...
Repouso;

  1. Repouso;
  2. Evitar mudanças fortes de temperatura;
  3. Uso de sprays de própolis;
  4. Gargarejo;
  5. Remédios caseiros com limão, mel e gengibre.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Quando estiver verde, o catarro é indício de uma infecção bacteriana, como amigdalite e pneumonia, mas se estiver amarelado, indica o desenvolvimento de rinite, sinusite e laringite.

O que pode ser quando a pessoa sente gosto de sangue na boca? O gosto de sangue na boca é algo notavelmente metálico, mas pode indicar problemas de saúde bucal. Uma higiene bucal mal feita pode causar vários problemas como infecções dentárias ou até mesmo gengivite.

Principais causas da tosse com sangue
Quadros mais graves podem indicar desde doenças infecciosas, como pneumonia ou tuberculose, até alguns tipos de câncer, como os de garganta ou de pulmão”, comenta o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Como explica o especialista: “procure um médico quando a dor não passa ou está aliada a presença de pus, febre, dor no corpo e dificuldade para abrir a boca. A maioria dos casos indica uma doença infecciosa (viral ou bacteriana) e de fácil tratamento”, finaliza o doutor.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

O pulmão inflamado ou a infecção pulmonar é comumente ocasionado pela incidência de algum fungo, vírus ou bactéria que se multiplica nos pulmões.
...
Sintomas da bronquiolite:

  1. Peito chiando;
  2. Narinas alargadas ao respirar;
  3. Respiração acelerada;
  4. Irritabilidade e cansaço;
  5. Problemas para dormir;
  6. Falta de apetite.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Se você estiver com catarro marrom ou vermelho por mais de uma semana, é importante consultar um médico.

Vermelho. Vermelho é uma cor que naturalmente já indica um problema grave, já que a presença de sangue no catarro não pode ser coisa boa. Quando há pouca quantidade, pode ser bronquite ou mesmo sinal de garganta inflamada. Se tem muito sangue, pode ser sinal de tuberculose, pneumonia ou mesmo câncer de pulmão.