É normal sair pus do piercing no umbigo?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Durante a noite é normal que o furo possa liberar algum líquido, principalmente dias após a perfuração, e isso já se torna um ponto de proliferação de bactérias, que podem prejudicar a cicatrização.

Durante o processo de cicatrização
Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico.

Nessa fase, é comum sair uma secreção do local perfurado, que deverá ser limpo sempre de acordo com as orientações do profissional piercer, nada de deixar acúmulo de secreção!

Lave seu piercing com soro fisiológico: No primeiro dia é fundamental. Tome uma vitamina: Antes de colocar um piercing tome um multivitamínico para ter certeza de que você tem todos os nutrientes necessários para ajudá-lo na cicatrização do seu piercing no umbigo.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Também é importante que se evite dormir sobre a área que foi perfurada e que, em caso de sinais de uma possível infecção – como dores e inchaço por um período prolongado e presença de pus – o atendimento médico seja procurado imediatamente.

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

1 – Fase inflamatória:
Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Lave-o com sabonete bactericida uma ou duas vezes ao dia.
Faça uma cuia com a mão onde fica o piercing e deixe a água morna e limpa do chuveiro escorrer ali por um ou dois minutos. Evite expor o piercing e a pele ao redor ao sabonete comum e outros produtos de limpeza, que favorecem infecções e podem ressecar a pele.

Qual o tempo de cicatrização de um piercing no umbigo? A perfuração do umbigo demora em média três meses para cicatrizar. Vai depender muito do organismo e dos cuidados da pessoa. Mas, no geral, esse é o tempo médio.