É normal sair pedaço de carne na menstruação?

Perguntado por: amaciel7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). A quantidade expelida varia de acordo com a liberação hormonal de cada mulher.

Não. Menstruação e gravidez são dois eventos incompatíveis entre si. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida. Não há exceções.

A disme- norreia membranosa (DM), uma subclassificação da dismenorreia, é definida como a descida espontânea de tecido endometrial pela vagina, cursando com dor em có- lica intensa e súbita.

Endometriose ovariana
Neste caso, a doença acomete o ovário de forma superficial, podendo criar endometriomas maiores de 2 cm, que apresentam uma cor escurecida, de sangue antigo e espesso.

Os coágulos menstruais são “pedacinhos” sólidos de sangue com consistência gelatinosa e que podem variar de tamanho e de cor, indo desde um vermelho vivo até um tom mais escuro. Embora possa parecer assustador perceber coágulos na menstruação, na maioria das vezes eles são perfeitamente normais.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

É considerada normal a ocorrência de menstruação com pedaços de sangue, uma manifestação que pode ser típica para algumas mulheres, mas causa estranheza para outras. Os coágulos de sangue podem ter aparência de blocos ou pedaços de sangue, com aspecto gelatinoso, e, muitas vezes, se assemelham à carne.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.

Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.

Não é incomum, portanto, encontrarmos casos de mulheres que só descobrem estar grávidas após 3 ou 4 meses de gestação, simplesmente porque confundiram os sintomas iniciais de gravidez e o seu pequeno sangramento vaginal com os sintomas pré-menstruais e com a menstruação propriamente dita.

O endométrio é um tecido repleto de vasos sanguíneos e glândulas especializadas que reveste a parede interna do útero. A cada ciclo menstrual ele é produzido e depois descartado em consequência das alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher.

A ausência do embrião faz com que o endométrio excedente, que foi produzido para recebê-lo, seja descartado. Esse tecido entra então em processo de descamação e é expelido como sangue, na menstruação.

A menstruação é a descamação cíclica do endométrio, a camada mais interna do útero, caracterizada por um sangramento com duração de 3 a 7 dias. Ela ocorre todos os meses e representa parte do ciclo reprodutivo da mulher, pois é quando o útero se prepara para receber o bebê, no caso de uma gravidez.

Quais exames fazer para detectar endometriose?

  1. Exame vaginal e retal.
  2. Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal.
  3. Ressonância Magnética.
  4. Videolaparoscopia.
  5. Exame de sangue.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.