É normal sair osso quando tira o siso?

Perguntado por: ccastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O osso é mais mole que o dente. É muito comum acontecer de ficar algum fragmento solto que o profissional nao percebe no momento da cirurgia. O fragmento busca um caminho para sair, e as vezes até sai sozinho mesmo. Recomendo procurar pelo seu dentista para reavaliar.

No momento o melhor é aguardar , sua extração é recente e osso e gengiva estão em processo de reparo e cicatrização. Caso haja algum incômodo importante, recomendo consultar o cirurgião dentista para melhor avaliação.

Espículas ósseas podem ser removidas com o levantamento de um pequeno retalho mucoperiostal e realizando a alveoloplastia com alveolótomo e alisamento do rebordo alveolar com uma lima para osso, também pode ser feito com uma broca minicut adequada, resfriada e irrigada constantemente com solução salina.

Depois de ter seus dentes do siso extraídos, você provavelmente sentirá dor e terá inchaço (pode ter um pouco de sangramento). Por isso, tome cuidado enquanto a boca estiver se recuperando para não deslocar o coágulo sanguíneo ou lesionar a gengiva em cicatrização.

Após a extração, forma-se um coágulo na cavidade do osso antes ocupado pelo dente (alvéolo) que recobre a área até sua cicatrização. O alvéolo seco ocorre quando o coágulo sanguíneo se desfaz ou se desloca e os ossos e nervos ficam expostos.

O tórus mandibular é um crescimento ósseo que se desenvolve na mandíbula, abaixo e ao lado da língua. O tórus afeta cerca de 27 em cada 1.000 adultos, informa o National Institutes of Health (NIH), embora não seja tão conhecido como outros problemas que afetam a saúde bucal.

Se ele está deixando essa aparência de buraco na gengiva, é até possível que caia sozinho, mas pela grande possibilidade de uma inflamação local, a melhor opção é procurar um dentista para remover o fragmento. Será feita uma radiografia é extraído no mesmo dia.

O enxerto ósseo pode sofrer falhas, e isso nem sempre está relacionado com a técnica do dentista, nem pelo controle do implantodontista e do paciente. As causas mais comuns para perda do enxerto são: infecção, fumo, doença periodontal, bem como problemas de saúde relacionados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Quando o resto de raiz é menor ou igual a 3mm e o dente não apresenta cárie ou infecção, o dentista pode optar por deixar o resto, especialmente quando a tentativa de remoção possa resultar em uma lesão de nervo.

Sabia que é possível fazer enxerto ósseo e gengival quando existe a necessidade de aumentar o volume desses tecidos perdidos ao longo dos anos? Esses métodos ajudam a melhorar a saúde bucal e estética do paciente, além de tornarem viáveis outros procedimentos, como a cirurgia para colocação de implantes dentários.

O mais comum é retornar a mastigação normal após a remoção da sutura ( entre 7 e 10 dias). Mas pode variar um pouco pra mais ou pra menos conforme recuperação individual de cada paciente. Isso irá depender da sua cicatrização!

O que acontece se não retirar os pontos
Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.

Olá! Melhor evitar nas próximas 48 h após o procedimento, pois requer esforço físico.

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.

Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.

A palavra original é o “siso” que é sinônimo de “juízo, bom senso, discernimento, sensatez, prudência”.

A cirurgia do siso e uma cirurgia invasiva , seu pós operatório pode ser dolorido , com a medicação correta e os cuidados de repouso que o paciente deve ter apos a cirurgia esses sintomas devem desaparecer , apos esses dias (5 ) com dores deve ser investigado pelo seu cirurgião.