É normal sair óleo nas fezes?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Pacientes que frequentemente evacuam fezes amareladas, principalmente se elas boiarem ou tiverem gotas de gordura (tipo gotas de óleo) ao redor, devem procurar orientação médica, pois estes são sinais de problemas na digestão da gordura ingerida.

No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico. Também deve-se atentar para o odor das fezes. Se elas são oleosas e muito malcheirosas pode haver um problema na absorção de gorduras.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%.

Muitas vezes, isso ocorre porque a tampa não foi bem encaixada após a troca de óleo, então é importante atentar-se a isso. Outro motivo comum para o vazamento de óleo é o desgaste da junta ou dos retentores do veículo. Nesses casos, o reparo é mais simples, basta trocar as peças.

Cocô amarelo, gorduroso, com mau cheiro
Trata-se de excesso de gordura nas fezes, possivelmente devido a um distúrbio de má absorção, como a doença celíaca.

Sintomas de má absorção
Quando ocorre a absorção inadequada de gorduras no trato digestivo, as fezes contêm um excesso de gordura e ficam com cor clara, moles, volumosas, gordurosas e fétidas (esse tipo de fezes é denominado esteatorreia).

Quadro Clínico, Diagnóstico e Tratamento:
A forma clínica é representada por uma diarréia, na maioria das vezes disabsortiva, marcada pela presença de gordura nas fezes – esteatorréia. O sintoma é causado pela destruição das vilosidades intestinais em consequência da adesão da giárdia à parede intestinal.

Dependendo da dose que toma pode ser vista essa gordurinha nas fezes. É que o óleo mineral não é absorvido, portanto é normal sair nas fezes.

O orlistat serve para inibir a ação da enzima lipase. Ela é responsável quebrar as moléculas de gordura nos alimentos para ser absorvida pelo organismo. Com essa ação, parte das gorduras ingeridas na alimentação, incluindo as gorduras saturadas e não saturadas, são eliminadas nas fezes.

Em alguns casos que a doença progride e há comprometimento do fígado, é possível aparecer alguns sintomas como:

  • cansaço excessivo;
  • dor abdominal;
  • Inchaço da barriga;
  • perda de apetite;
  • coceira na pele;
  • fezes esbranquiçada;
  • dor de cabeça.

O excesso de gordura no fígado pode ser detectado por exames de imagem, como ultrassom de abdômen, mas muitas vezes a investigação inclui a dosagem de alguns exames de sangue, como ferritina e enzimas hepáticas, para a comprovação de outras alterações nas células hepáticas.

“Quando o pâncreas está disfuncional, aparecem sinais de má-digestão, como a esteatorreia, que é a presença de gordura mal digerida nas fezes”, afirma o oncologista Gustavo Fernandes, diretor da Oncologia – Dasa. A gordura altera tanto a densidade como o odor das fezes, fazendo com que elas boiem e tenham cheiro forte.

Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento.

As fezes do tipo 4 têm formato de salsicha ou cobra, mas são mais lisas e macias, permitindo uma evacuação sem esforço. Esse é o formato considerado normal para quem defeca uma vez por dia e tem intestino saudável, bem como segue uma dieta e um nível de hidratação adequados.

O óleo do motor pode vazar para a câmara de combustão devido a problemas como anéis de pistão desgastados, vedações de válvulas defeituosas ou juntas de cabeçote danificadas. Isso acontece, pois o óleo pode estar sendo queimado juntamente com o combustível, causando a emissão de fumaça branca pelo escapamento.

Carro baixando óleo: o que fazer? O nível correto é quando o óleo está entre o máximo e o mínimo. Mas, de repente, ele abaixou para o mínimo ou até um pouco abaixo. Pronto, o carro está baixando óleo.

Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.

As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

Fezes claras / pálidas
Cocô esbranquiçado ou muito claro pode ser sinal de problema na digestão de gorduras, doenças no fígado ou nas vias biliares ou, ainda, sinal de anemia.

A diarreia crônica é o sintoma mais comum e o que geralmente exige avaliação do paciente. A esteatorreia — fezes gordurosas, típicas de má absorção — ocorre quando são excretadas > 7 g/dia de gordura. A esteatorreia produz fezes em grande quantidade, pálidas, com gotículas de gordura e bastante mal cheirosas.