É normal sair muita carne na menstruação?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Sim, pode ficar tranquila, é normal sair pequenos coágulos na menstruação e até em uma coloração mais escura. Especialmente nos dias de fluxo intenso, porque, como deu para notar nas explicações acima, coágulos são uma forma de o corpo reagir ao sangramento intenso.

“Se o sangue menstrual forma muitos coágulos, isto é, aqueles pedacinhos de sangue mais sólidos que saem principalmente no início do ciclo, provavelmente a perda sanguínea é maior que o normal. Basicamente, quanto mais coágulos expelidos, maior a perda [de sangue].”

A menstruação com um fluxo muito intenso e saída de coágulos pode ter uma causa estrutural, uma alteração anatômica (como por exemplo pólipo, mioma), ou alguma irregularidade hormonal, que faz com que um hormônio fique mais alto que o outro e isso gera o aumento do fluxo.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Os principais sintomas de hemorragia menstrual são: Fluxo menstrual que dura mais que oito dias. Fluxo muito intenso do primeiro ao último dia do ciclo.
...
Cólica intensa;

  1. Inchaço abdominal;
  2. Alteração na coloração da menstruação;
  3. Presença de coágulos na menstruação;
  4. Cansaço excessivo.

A melhor forma para avaliar se seu endométrio está adequado é através de ultrassonografia transvaginal indicada por um médico especialista e tratamento individualizado prescrito por este.

Um dos sintomas muito comuns é a distensão abdominal, ou inchaço abdominal. Esse sintoma é tão comum que chamamos de barriga de endometriose ou endobarriga. Esse sintoma é muito frequente entre as portadoras de endometriose. A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Normalmente são indicados exames como o ultrassom e a dosagem de beta-hCG no sangue para confirmar se o saco gestacional foi expelido. O saco gestacional normalmente é avaliado por meio do ultrassom durante a gestação e as suas características podem indicar se a gravidez está evoluindo como deveria.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

Alimentos ricos em ferro amenizam dores, fluxos intensos e coágulos menstruais. Quando se trata de amenizar os sintomas da menstruação, o ferro talvez seja o nutriente mais importante. Isto porque ele auxilia na formação dos glóbulos vermelhos e, quando está em falta, pode ocasionar um fluxo intenso de sangramento.

O corrimento esbranquiçado com alguns pedaços, como se fosse “leite talhado”, é muito sugestivo de candidíase, também conhecida com monilíase.

Ao contrário do que se pensa, esse sangramento não é a menstruação em si¹. Ele é causado por algum estímulo hormonal inadequado que afeta o endométrio e faz com que o endométrio se descame de forma errada. O tempo de acúmulo da descamação no canal vaginal é que causa a coloração escura.

Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico para confirmar a presença de restos de placenta no útero é feito pelo obstetra logo após o parto, examinando visualmente a placenta após sua retirada para verificar se está, ou não, intacta.

A maioria dos abortos espontâneos acontece antes da 12ª semana de gestação. A mulher pode inclusive não apresentar sinais palpáveis, e nem saber que sofreu um aborto. Isso ocorre quando a gestação está nas primeiras seis semanas e o embrião ainda está se formando.