É normal sair líquido verde no parto de cachorro?

Perguntado por: uaguiar5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Secreções: Neste período do pós-parto, especialmente durante as primeiras semanas, é normal que a cadela apresente uma secreção vaginal levemente esverdeada e inodora. Ela está expelindo o restante da placenta que permaneceu no útero.

Se à entrada da vulva aparecer uma estrutura de consistência mole e cor esverdeada, trata-se do saco amniótico que envolve o cachorro: se não rebentar durante a primeira hora, deverá consultar o veterinário, pois o cachorro poderá ser muito grande, estar numa posição incorrecta ou as contracções uterinas não estarem a ...

Deve examinar cuidadosamente as glândulas mamárias da sua cadela. As glândulas mamárias cheias de leite são firmes, não dolorosas e de temperatura normal e o leite deve ter uma cor branca e deve ser líquido.

Um sinal que chama bastante atenção é a queda na temperatura da cachorra. Os caninos costumam ter em torno de 38ºC. Contudo, no dia do parto, esse número pode cair, chegando até 36ºC. Caso sua pet comece a dar sinais de inquietude, vale a pena acompanhar a temperatura dela com o auxílio de um termômetro retal.

A principal causa do corrimento esverdeado
Em geral, quando acompanhado de cheiro forte, ardência na região íntima e coceira, pode ser um sinal de Tricomoníase (Trichomonas vaginalis).

Geralmente os corrimentos esverdeados estão associados a um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. O Trichomonas vaginalis é responsável por uma doença chamada tricomoníase. Embora os sintomas da tricomoníase variem, muitas pessoas não conseguem saber se estão infectadas pois a infecção pode ser assintomática.

Este pigmento persiste até o final da gestação da cadela, caracterizando-se como ''borda verde'' da placenta.

Quando as contrações ficam mais fortes a cadela se deita de lado e empurra, lambendo a sua vulva com frequência. Pode emitir gemidos ou até gritos e ofegar rapidamente entre as contrações. Primeiro aparece a bolsa de água pela vulva. Esta rompe-se sozinha ou a rompe a cadela e libera líquido.

É comum, pouco tempo antes do parto, o tampão mucoso ser liberado, igual os seres humanos. Ele tem uma cor amarelada ou branca, podendo vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. Esse muco tem a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Para ajudar ajudar no parto da cadela, é importante respeitar o local que a cadela escolheu e deixar o ninho com mantas confortáveis é um modo de ajudar no parto, mas desde que isso não seja um risco para ela e seus filhotes.

Ele é transparente, como água de coco, e geralmente tem um pouco do vérnix do bebê (aquela camada branca de gordura que recobre o corpinho). Em alguns casos, a bolsa estoura mais pra cima e faz com que a mulher tenha pequenas perdas de líquido amniótico, podendo gerar dúvida quanto ao rompimento ou não.

O nascimento de todos os filhotes pode levar desde poucas horas até 24 a 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos.

O ideal é limpar a cadela com panos úmidos embebidos em água morna ou lenços umedecidos para cães. Isso fará ela se sentir muito melhor, pois eliminará a sujeira e o odor ruim. Ademais, os filhotes não correm o risco de chupar restos de produtos de higiene quando vão mamar.

Para saber se já nasceram todos os filhotes da cadela, é preciso considerar estes três aspectos:

  1. Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto;
  2. Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote;
  3. Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote.

“A retenção de placenta, apesar de ter uma baixa mortalidade, fornece pre-disposição para outras enfermidades, o que faz com que os índices reprodutivos sejam comprometidos por longos períodos”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - ...

O nascimento de um filhote leva de vários a 10 minutos. Cada filhote subsequente pode aparecer 5 minutos ou até 2 horas depois. Então quanto tempo uma cadela demora para parir todos os filhotes? Essa fase dura de 6 a 12 horas, às vezes estendendo-se por 24 horas.