É normal sair líquido transparente da mama quando aperta?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Leticia, não é normal sair liquido das mamas. Tem que investigar a causa, pode ser hormonal, pode ser um nódulo na mama, pode ser decorrente de medicações. Procure seu ginecologista para uma investigação e tratamento.

É normal sair colostro no início da gravidez? O corpo da mulher passa por muitas mudanças na gestação, e as mamas são uma delas, por isso é normal que vaze líquido dos seios neste período. Em alguns casos, o colostro pode vazar em um período antes mesmo do final da gestação.

A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Algumas mulheres já notaram a saída de um líquido de seus mamilos sem estar grávidas ou amamentando. A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação – mas ainda não sabe - ou após o período de amamentação.

O cisto mamário típico tem forma esférica e cor azulada, produzida pelo conteúdo líquido escuro, que varia do verde ao marrom, e é visto por transparência da cápsula.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Cisto mamário espesso: ele contém um líquido espesso, parecido com a textura de uma gelatina. Cisto mamário sólido: seu interior é composto por uma massa dura.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

O colostro tem aspecto espesso e coloração amarela ou transparente (semelhante à água de coco). O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Sim! É possível notar mudanças externas e também internas. 2No período fértil, a vagina fica mais inchada e úmida. No pós-período fértil ela volta a ficar seca, porém pode ficar inchada devido à circulação sanguínea.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Um cisto é definido como uma bolha de líquido envolta por uma membrana fina. Podem se formar em diversas partes do corpo. Quando presentes nos ovários, os mais frequentes são os cistos funcionais, que ocorrem durante o ciclo menstrual normal.

Ela apresenta forma, geralmente, semiesférica, é revestida por uma pele lisa e é formada por tecido epitelial glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. Na região central, é possível observar a aréola e o mamilo. A aréola possui aspecto circular e coloração diferente do restante da mama.

Um cisto na mama não traz nenhum risco à saúde, porém, há casos raros, os chamados cistos complexos, que podem ser mais perigosos. Esses cistos costumam ter dentro dele, além de líquido, um conteúdo celular.