É normal sair líquido da mama ao apertar?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A saída de líquido pela mama pode ser normal, mas sempre que acontecer fora do período da gestação ou da amamentação merece avaliação médica.

Secreção no mamilo pode ocorrer normalmente durante as últimas semanas de gravidez e após o parto, quando o leite materno é produzido. A secreção no mamilo também pode ser causada por estimulação do seio em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, sobretudo durante os anos férteis.

A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite.

O que significa líquido saindo das mamas? Chamamos de descarga mamilar a saída de líquido através da papila mamilar – conhecida popularmente com bico da mama – que surge fora do período da gravidez ou da amamentação. A descarga mamilar também pode ser chamada de fluxo papilar, derrame papilar ou secreção mamilar.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

De uma maneira geral quando o líquido sai das duas mamas não é nada mais sério mas é importante investigar. Procure não apertar e agende uma consulta com seu médico para ser examinada e, se necessário , realizar exames complementares.

Logo, é natural que em alguns contextos haja secreção ali e às vezes é até imperceptível, como quando os ductos eliminam as células velhas a partir de um líquido. Secreções em tons de amarelo, marrom e verde ocorrem devido à dilatação do ducto mamário, chamada de ectasia ductal.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

O seu corpo na 26ª semana de gravidez
Chama-se colostro e é o primeiro leite que se prepara para sair dos seus seios. Em muitas mulheres o colostro sai até o momento do parto. O colostro é um "pré-leite", muito rico em anticorpos, que ajudará o seu bebê a se manter livre de doenças.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Durante a punção pode obter-se líquido transparente, amarelado, esverdeado ou sanguinolento.