É normal sair líquido branco da mama ao apertar?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

À saída de secreção das mamas é preocupante quando ocorre espontaneamente e não após expressão. Não pode sair é substância verde, sangue ou leite. As mamas não são iguais daí sair secreção mais de uma do que de outra. Procure não ficar expremendo pois este é o maior estímulo à secreção.

O seu corpo na 26ª semana de gravidez
Algumas mulheres notam uma secreção de cor amarela, pegajosa, que sai pelo mamilo. Chama-se colostro e é o primeiro leite que se prepara para sair dos seus seios. Em muitas mulheres o colostro sai até o momento do parto.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite.

A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

O colostro geralmente varia do amarelo ao alaranjado. O leite de transição pode se manter até por duas semanas para tornar-se leite maduro e, durante esse tempo, a sua coloração muda gradualmente para do amarelo um branco azulado.

O que significa líquido saindo das mamas? Chamamos de descarga mamilar a saída de líquido através da papila mamilar – conhecida popularmente com bico da mama – que surge fora do período da gravidez ou da amamentação. A descarga mamilar também pode ser chamada de fluxo papilar, derrame papilar ou secreção mamilar.

Secreção no mamilo pode ocorrer normalmente durante as últimas semanas de gravidez e após o parto, quando o leite materno é produzido. A secreção no mamilo também pode ser causada por estimulação do seio em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, sobretudo durante os anos férteis.

Causas comuns de secreção no mamilo
Normalmente, a causa é um distúrbio benigno dos dutos de leite, como os seguintes: Um tumor benigno em um duto de leite (papiloma intradutal) Dutos de leite dilatados (ectasia do duto mamário) Alterações fibrocísticas.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O cisto mamário típico tem forma esférica e cor azulada, produzida pelo conteúdo líquido escuro, que varia do verde ao marrom, e é visto por transparência da cápsula.

Ela apresenta forma, geralmente, semiesférica, é revestida por uma pele lisa e é formada por tecido epitelial glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. Na região central, é possível observar a aréola e o mamilo. A aréola possui aspecto circular e coloração diferente do restante da mama.