É normal sair fumaça do ar condicionado?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Se nos dias frios você reparar que sua unidade externa está com escapamento de fumaça, não se preocupe. Ela não está prestes a pegar fogo, nem mesmo irá ser prejudicial à sua saúde. Apenas está fazendo a vaporização, que mistura o ar quente com o ar frio, e isso é completamente normal.

Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO
A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.

A fumaça branca indica que o líquido de arrefecimento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Isso normalmente acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.

Coloque um ventilador em uma janela para acabar com a fumaça que está presa no ambiente. O ideal é usar um ventilador com ajustes de velocidade. Posicione o ventilador na janela onde o ar está fluindo para fora e ligue-o. As lâminas girando devem sugar a fumaça que ficou presa e liberá-la fora do ambiente.

É natural que, devido ao atrito entre cilindro e pistão, ocorra o desgaste destes componentes. Quando isso acontece, o óleo presente no motor acaba entrando junto com essa mistura, o que ocasiona também a liberação de fumaça excessiva no motor.

Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina. O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

A falha no sistema de lubrificação pode ser notada por ruídos estranhos, superaquecimento, falhas na partida, perda de potência e aumento do consumo de combustível.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.

Cor vermelha, amarela ou roxa
E essas são as classificações das cores da fumaça de acordo com o material em combustão. Algumas queimas são mais comuns de se ver do que outras, mas de qualquer forma, todas são prováveis e podem ocorrer.

A importância da fumaça em diversas culturas e civilizações é gigantesca. Para muitas delas, ela era uma forma de comunicação e de fazer pedidos para as forças divinas. Povos como os babilônicos e os egípcios, viam a fumaça como uma forma de levar oferenda a seus deuses, por exemplo.

Fumaça Branca ou Cinza Clara: indica uma queima de combustível comum. Ocorre em queimadas de materiais como madeira, tecido, papel, capim… Neste caso ocorre a combustão completa com um rápido consumo do combustível e boa quantidade de oxigênio.

A inalação de fumaça pode causar problemas de várias maneiras: Sufocando o corpo com monóxido de carbono. Envenenando o corpo com substâncias químicas tóxicas. Danificando a traqueia, as passagens respiratórias e/ou os pulmões devido à presença de substâncias químicas tóxicas.

Isso porque o exaustor no topo da chaminé retira o ar de dentro do duto, fazendo uma pressão negativa no local e puxando toda a fumaça liberada para lá. Quando é colocado um exaustor individual, este apenas joga a fumaça para dentro do duto, não eliminando-a de dentro do edifício.

Fumaça branca: A fumaça branca é geralmente causada pela condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais graves, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.