É normal sair fumaça branca do escapamento no frio?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Se estiver frio e você perceber um vapor branco não se preocupe! Deve ser a formação de vapores devido ao ar condensado. Se as temperaturas não estiverem baixas, é sinal de problema! Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador.

Vapor de água que condensa dentro do cano de escape
Algumas pessoas sustentam a ideia que a fumaça branca acontece devido ao vapor de água que se condensa dentro do cano de escape na madrugada e que após a primeira partida ela logo some. Neste caso, não há necessidade de se preocupar com a fumaça branca.

Cheiro de queimado ou fumaça dentro do veículo é um sinal claro de que o motor fundiu. Mesmo não detectando bem, caso sinta algum odor diferente dentro do carro, procure uma oficina mecânica.

Fumaça Branca
Isso normalmente acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida. O que também pode ser uma causa é o nível do líquido de arrefecimento ser diminuído rapidamente.

Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina. E esse óleo queimado sai pelo escapamento.

Use sal grosso no carvão
O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

Dia ou outro a moto vai dar uma fumadinha, isso acontece. Apesar de ser mais provável nas motos com altas quilometragens, mas saiba que, mesmo com pouco uso, basta uma regulagem inadequada e sua moto também pode começar a fumar.

Quando os componentes do motor chegam ao final da sua vida útil, a moto pode apresentar queima de óleo – gerando o excesso de fumaça. É importante ressaltar que, dependendo do uso, algumas motocicletas podem ultrapassar os 100.000 km até apresentar queima de óleo.

Porque se depois que o motor esquenta, esse esbranquiçado desaparece, é sinal que tinha etanol no óleo; que se evapora e desaparece depois que sobe a temperatura do cárter.

Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento. Assim, quando o motorista tenta dar partida no veículo, o motor não funciona: há apenas um forte barulho de atrito entre as peças metálicas com o som do motor de arranque.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

A fundição do motor ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem. Os componentes de metal, que têm ponto de fusão à temperatura de 1500 °C, mais ou menos, acabam derretendo.

O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.