É normal sair do ensino médio com 19 anos?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Se no ensino médio a taxa de conclusão ainda é baixa, no fundamental o cenário não é muito diferente: 24,2% dos jovens de 16 anos ainda não concluíram esta etapa de estudo. Entre eles, 23% não estão mais na escola. “Falta muito para avançarmos e há um desafio para a educação básica como um todo.

Maiores de 18 podem tentar diretamente o ensino médio — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep.

A legislação americana dispõe que as crianças devem frequentar a escola até dezesseis anos de idade. No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

Até porque a legislação brasileira afirma que não há uma idade certa para começar uma faculdade, nem mínima, nem máxima, estabelecida por lei: único pré-requisito é ter concluído o Ensino Médio.

Em seu artigo 38, a Lei 9.394/96 estabelece a idade mínima de 18 anos como requisito básico para aplicação do exame supletivo no nível do ensino médio.

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

Na prática, então, não existe idade certa para obter o diploma de nível superior, já que podemos dar início à essa formação profissional a qualquer momento, desde que tenhamos concluído o ensino médio.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio. Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio e terminar os seus estudos só com uma prova.

Abandono intelectual
Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. R >> O Conselho Tutelar é um órgão de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Nova rotina
Voltar à sua rotina de estudos não significa que deve fazer tudo da mesma forma que fazia antes. Busque implementar um ciclo de estudos, encontrar o melhor horário para você estudar e até fazer atividades físicas para melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente, a capacidade de absorver conteúdo.

  1. Esqueça as crenças limitantes.
  2. Identifique os seus desafios.
  3. Estabeleça metas pessoais.
  4. Trace uma rotina de estudos.
  5. Procure o seu grupo.
  6. Respeite os seus limites.
  7. Encontre formas de recompensa.
  8. Escolha uma graduação de qualidade.

O crime é tipificado como abandono intelectual e está previsto no artigo 246, caput, do Código Penal, com pena prevista de 15 dias a 1 mês de detenção, ou multa. No Brasil, o ensino é obrigatório entre 4 e 17 anos.

Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. De modo que a escola não pode impedir a saída de alunos com 18 anos antes do término das aulas, caso contrário, ferirá o princípio constitucional de ir e vir.

Quando a escola deixa de fazer parte da sua realidade, você perde a oportunidade de se desenvolver, de seguir estudos mais aprofundados e, consequentemente, de entrar no mercado de trabalho. Com um mercado cada vez mais exigente, as vagas para quem não tem nem o Ensino Médio oferecem salários muito mais baixos.

A idade para entrar na faculdade não tem limites, muito menos imposta por qualquer instituição de ensino.

É possível entrar na faculdade sem concluir o Ensino Médio? Em tese, cada faculdade pode requerer os documentos que julgar necessários para a matrícula dos alunos, mas algo comum a todas elas é a exigência do comprovante de conclusão do Ensino Médio e do histórico escolar do aluno.

Esse fato confunde muito as pessoas, que acham que só podem fazer o Exame nessa faixa-etária. Porém não existe idade certa para fazer o Enem, ou seja, qualquer pessoa que esteja no ensino médio ou que já tenha concluído essa etapa da educação básica pode fazer a prova, seja com 18 anos ou com 56.

2. Quem pode fazer? Qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que tenha concluído o Ensino Fundamental pode se inscrever para realizar o EJA. Então basta procurar uma unidade de educação com essa modalidade e ver como se matricular.

Legalmente, o processo é possível. Se for menor de 17 anos, é preciso se emancipar, obter autorização de um juiz e realizar o exame supletivo que vale como certificado de conclusão do Ensino Médio.

Ao final, acrescentou o relator que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação impõe apenas que menores de 18 anos não podem realizar exames para conclusão do EJA, nada dispondo acerca do ingresso em tal curso.