É normal RN tossir e espirrar?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento.

Quais os sintomas de resfriado em bebê?

  1. tosse;
  2. olhos avermelhados (irritados);
  3. dor de garganta;
  4. coriza;
  5. febre baixa (raro);
  6. diminuição do apetite;
  7. irritabilidade;
  8. dificuldade para mamar (devido ao nariz obstruído).

Procure ajuda médica se a tosse do seu filho piorar. Vá ao pronto-socorro se surgirem sintomas mais graves, particularmente, língua ou lábios azulados, ou estridor que dura mais de 10 minutos. Existem medicamentos que podem reduzir a inflamação com segurança e rapidez mas devem ser prescritos pelo médico.

Dificuldade em mamar / sucção débil / vómito; Hipotonia acentuada / sonolência persistente, que interfere com a alimentação; Cheiro fétido ou rubor periumbilical; Diarreia (dejeções aquosas, abundantes e numerosas, diferentes das dejeções do leite materno);

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

5 sinais de que o seu bebê está saudável e se desenvolvendo bem

  1. Trocar as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e ganho de peso contínuo. ...
  2. O bebê fica quieto e atento, pelo menos alguma hora do dia. ...
  3. O bebê se acalma ao escutar música. ...
  4. Contato visual e risadinhas para ter atenção. ...
  5. Dormir por mais horas e o choro diminuir.

Se o resfriado não deve ser motivo de tanta preocupação, a gripe em bebês é um sinal de alerta e deve ser tratada rapidamente sob o risco de evoluir para doenças mais graves como pneumonia, sinusite, encefalite e até mesmo miocardite, que é uma inflamação na região do coração do bebezinho.

Nariz

  1. Não utilize cotonetes (mesmo as indicadas para bebés) para limpar o nariz.
  2. A obstrução do nariz é uma das causas para a recusa do bebé em alimentar-se. ...
  3. Para desobstruir o nariz, use soro fisiológico e/ou o aspirador de secreções (o ideal é o de tipo assobio) depois de colocar o soro fisiológico.

O resfriado comum é um dos principais responsáveis pela tosse em crianças, mas ela pode ser sintoma de diversas outras doenças. A asma, que provoca tosse seca, chiado no peito e falta de ar, pode ser desencadeada por fatores como o frio, poeira, exposição a fumaça e resfriado.

Ao contrair gripe, um bebê pode ficar doente e com febre em um período de sete a dez dias se o organismo estiver relativamente forte. Já bebês com sistema imunológico enfraquecido podem levar até três semanas.

Quando a tosse vier acompanhada de outros sintomas, como febre alta, vômito, falta de ar, mal-estar, chiado no peito e falta de apetite, é essencial levar a criança ao pediatra para uma investigação.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

A tosse no bebê pode ocorrer por diversas causas e ser iniciada desde um pequeno resfriado1. Mas fique atenta a todos os sinais que acompanham a tosse, pois pode indicar algo mais sério. Caso o quadro de tosse se estenda por mais que uma semana, um pediatra deve ser procurado.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Quantas vezes um bebê mama por dia? Não se prenda tanto a números, pois cada criança tem seu ritmo e frequência. Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.