É normal rir de coisa séria?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Em momentos de estresse emocional grandes, o corpo usa a risada para aliviar um pouco da tensão. Rir em uma situação triste ou de pressão, significa que o nosso corpo está trabalhando para criar uma situação mais amena.

Olá! A risada presente de forma paradoxal, num momento de angústia, pode ser uma tentativa inconsciente de se proteger de um grande mal-estar.

"Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define. Segundo Dânia, frente a um clima pesado o cérebro tenta abrir uma brecha, rapidinho, na experiência que está sendo ruim e substituí-la por uma lembrança boa.

Além disso, Kane destaca que, de uma perspectiva evolutiva, a risada pode ser entendida como uma reação que comunica um “alívio coletivo”, gerando uma resposta fisiológica de alívio do estresse. “Então uma risada em um momento inoportuno pode ser uma tentativa do corpo de aliviar a sensação de estresse e ansiedade.

Dicas

  1. Não se sinta culpado por querer rir. ...
  2. Tente puxar os cantos da boca para baixo, fazendo uma cara triste. ...
  3. Encare alguma coisa no ambiente e foque na sua respiração. ...
  4. Tente encarar um ponto do ambiente e não tire o seu olhar dele.
  5. Respire fundo apenas pelo nariz, concentrando-se em não abrir a boca.

Também conhecida como transtorno da expressão involuntária, o afeto pseudobulbar, é um tipo de transtorno neurológico que faz rir e chorar descontroladamente.

Os centros cerebrais que regulam o riso são os mesmos que controlam as emoções, o medo e a ansiedade. A liberação do riso rompe o estresse ou a tensão de uma situação e enche o corpo de alívio.

O riso é uma das principais expressões utilizadas na comunicação social. Causa bem estar e conecta pessoas desviando-as, em certos momentos, de situações de estresse e dificuldades cotidianas.

A epilepsia gelástica é uma doença cuja sintomatologia (esses ataques de riso incontroláveis e sem motivo aparente) poderia se encaixar perfeitamente no caso do Coringa, já que costuma afetar pessoas mais jovens, ao contrário do que ocorre nos casos de paralisia pseudobulbar.

Oscilação de humor: A pessoa fica muito alegre, mas volta a se sentir triste com a mesma intensidade. Sono excessivo: A tristeza e o esgotamento da mente fazem com que o corpo se sinta cansado, dando vontade de dormir ou de não levantar da cama.

Rir em momentos de sofrimento, as vezes, acontecem, sim. Porém, costumam ser sinais de desencontros entre as emoções e expressões. Principalmente, se outras pessoas acompanham esse tipo de ação e não entendem bem o que está havendo. Cuide bem de você e busque ajuda para se sentir melhor.

De acordo com ele, a mesma área do cérebro humano é responsável pelo choro e pelo riso. Lesões nessas partes do cérebro são relacionadas, inclusive, a uma síndrome conhecida por Risadas e Choros Patológicos (PLC, na sigla em inglês), que é caracterizada por incontroláveis acessos destas ações.

Cognitivamente, a ansiedade é caracterizada por dificuldade de concentração, pensamentos catastróficos, hipervigilância, medo de perder o controle ou de enlouquecer. No comportamento, pode apresentar inquietude, isolamento e esquiva. Emocionalmente, a pessoa apresenta medo, apreensão, irritabilidade e impaciência.

Objetivo: Afeto pseudobulbar é uma forma de expressão emocional patológica, na qual o paciente com transtorno neurológico apresenta explosões de riso e choro incongruentes ao humor. Está relacionado ao isolamento social.

Expresse seus sentimentos de maneira positiva
É importante dizer o que está na sua mente, mesmo quando precisa lidar com alguma dificuldade. Mas você deve fazer isso de maneira construtiva e sensível. Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafiem. Você pode se permitir ficar nervoso!

Coloque a língua no céu da boca.
Depois, levante os cantos da boca e sorria discretamente. Nessa posição, a língua aperta os músculos das bochechas e da mandíbula — e, assim, dá a impressão de que o rosto é mais fino (e a reação, mais natural). Você pode ainda abrir os lábios bem de leve na hora de sorrir.