É normal retinol arder?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 20 votos

Como diz o Dr. Rey, o Retinol em contato com a pele arde um pouco sim, então a ardência é super normal. Quanto a descamação da pele também é normal por se tratar de um ácido. E gente, não se esqueçam do filtro solar ao menos duas vezes ao dia.

Consequências que os ácidos podem causar à pele
- Sensibilidade; - Vermelhidão; - Ardência; - Descamação da pele.

O retinol pode ser utilizado na pele todos os dias. Ele pode ser aplicado à noite ou pela manhã, mas para que o resultado fique ainda mais visível em pouco tempo, o segredo é manter uma rotina de cuidados completa.

"O retinol vai muito bem com hidratantes, como ácido hialurônico de vários pesos moleculares. Com antioxidantes também não há nenhum problema. Ele não precisa ser associado a outros ácidos, como os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico", sugere a Dra.

O retinol deve ser aplicado sobre a pele limpa, porém seca. Após a aplicação, espera uns minutos antes de aplicar o teu próximo produto de skincare. Esse produto pode ser outro sérum, por exemplo, ou o teu creme hidratante.

Devido a sua potente ação renovadora, o retinol remove a camada mais superficial da pele, o excesso de células mortas, auxiliando na penetração de outros produtos sendo também um grande aliado no tratamento da pele oleosa e acneica.

Se tem uma pele sensível, deveráo Retinol apenas duas vezes por semana, durante a primeira de utilização. Se a resposta for positiva, pode passar a aplicá-lo até três vezes por semana, depois quatro, e assim sucessivamente.

O ideal é aplicar o seu hidratante enriquecido com retinol uma vez ao dia, antes de dormir, depois de higienizar muito bem a pele do rosto e pescoço.

O contato do ácido com a pele humana decompõe materiais orgânicos presentes, o que acaba por escurecer a pele. “Primeiro há uma queima, numa reação exotérmica, e, em seguida, potencializa reações em cadeia. O efeito é devastador para a pele”, comentou Merlo.

Usando sabonete com ácido salicílico: hidratante facial e protetor solar são indispensáveis.

— Em casa de queimadura com substância ácida, lave a região afetada com água corrente por cerca de 20 minutos. — Procure serviço de saúde. — Consulte um dermatologista. — Durante tratamento, use substância hidratantes.

Além disso, o uso do retinol na pele também é contraindicado durante a exposição solar, isso porque é uma substância fotossensibilizante, ou seja, ele é capaz de provocar o processo de alergia (sensibilização) quando exposto à luz solar, por isso deve ser utilizado apenas à noite e com muita proteção solar de alta ...

Você pode até duvidar, mas a vitamina C e o retinol são a combinação perfeita para manter sua rotina de skincare, especialmente no auxílio do tratamento de manchas na pele.

Agora, se você está à procura de um tratamento rejuvenescedor na área dos olhos, sem dúvidas, o Retinol é o ativo mais indicado! A substância atua diretamente na redução de rugas nos olhos e linhas de expressão, estimula a produção de elastina e colágeno e ainda promove renovação celular.

Se você vai escolher entre as duas opções, as duas dermatologistas recomendaram que dê preferência a um retinol ou retinóide, não à vitamina C tópica. Como é o caso com os retinóis e retinóides, a vitamina C tem o potencial de irritar a pele.

O retinol é mais eficaz no combate às rugas, mas sinceramente deves usar os dois! Ambos são muito úteis e eficazes, agem de forma diferente sobre a pele e podem ser usados na mesma rotina de skincare!

Combinar ativos poderosos e com efeitos complementares é uma dica muito importante para uma pele bonita e saudável. Para quem busca reduzir rugas e aumentar a firmeza e a hidratação da pele, aliar o Retinol ao Ácido Hialurônico pode ser uma ótima solução.