É normal reprovar no psicotécnico?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

O que reprova no exame psicotécnico? O principal fator que pode reprovar os candidatos à primeira habilitação ou renovação de CNH é o nervosismo – ou a intenção de querer fazer tudo com perfeição. O ideal é que o candidato faça o teste com concentração, mas procurando se sentir o mais confortável possível.

Olá, o teste palográfico pode ser feito quantas vezes o profissional achar necessário (desde que não seja realizado no mesmo dia) e pode ser utilizado para avaliar a personalidade da pessoa em diversos contextos.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

Quais condições podem eliminar um candidato no exame psicotécnico? - psicopatologias, Vícios (álcool, drogas, jogos, etc.);

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros. Ao realizar o exame, há três situações possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.

Posso reprovar no exame psicotécnico? Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação. É seu direito receber um feedback sobre o resultado do teste, bem como compreender o que esse teste avalia. Não fique muito preocupado, pois muitos fatores podem interferir no resultado do teste.

Atenção Vigilantes! O Exame Psicotécnico é uma exigência para realização de sua Reciclagem, se por ventura for reprovado nesse exame, com certeza deve estar com algum problema emocional a ser tratado. Nesse caso a Empresa Não Pode Te Dispensar Por Justa Causa.

Já se você é inapto, não terá as características necessárias para conduzir o automóvel. Entretanto, caso você tenha um resultado negativo no exame psicotécnico e seja considerado inapto ou inapto temporariamente, poderá pedir uma reavaliação e solicitar uma explicação do psicólogo do porquê você não passou no teste.

No teste Palográfico não existem respostas certas ou erradas, serve apenas para avaliar se sua personalidade é de acordo com a vaga de emprego. Não se preocupe, pois o teste não é a principal ferramenta para aprovar alguém no processo seletivo. Caso necessite procure um profissional.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

Quem não passa de primeira tem direito a refazer o teste quantas vezes for necessário, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 91,83.

Para avaliar o seu nível de raciocínio, os exercícios podem envolver desenhos e figuras geométricas, imagens em determinadas sequências ou números diferentes. Quanto à avaliação referente à memória, o psicólogo pode apresentar diversas imagens e solicitar que o candidato responda em que momento viu determinada figura.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

36 questões

O G 36 é um teste psicotécnico onde o principal objetivo é avaliar as competências intelectuais da pessoa, como a compreensão das relações de identidade e raciocínio por analogia. Ele leva esse nome por que é composto por 36 questões que são respondidas em até 30 minutos.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Portanto, o profissional deve ser capaz de identificar se os palos estão, como já pontuamos, muito estreitos, espaçados, amplos, inclinados, irregulares, crescentes, decrescentes ou equilibrados. Dentro disso, também precisa conhecer como cada um deles se relaciona com a personalidade do candidato.