É normal reprovar na faculdade?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Reprovar na faculdade, DP ou dependência, significa dizer que o aluno não conseguiu atingir a média necessária em determinada disciplina ministrada durante o semestre. Acredite, essa situação é bem comum no meio universitário.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas infalíveis sobre como não reprovar na faculdade!

  • Seja organizado.
  • Não estude na véspera das provas.
  • Desenvolva seu próprio método de estudos.
  • Use a tecnologia a seu favor.

Historicamente, se pode observar que os cursos de Ciências Exatas estão entre os que mais reprovam, especialmente no que se refere à Matemática, não só no ensino superior, mas desde o ensino fundamental.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

A medida prevê que estudantes, reprovados três vezes em uma mesma disciplina, serão desvinculados da instituição.

Caso você não tenha como sustentar o seu problema, por exemplo, não terá como consolidar o seu trabalho. Um projeto TCC sem bases sólidas não tem como ir para frente, é por esse motivo que muitos orientadores poderão reprovar seu projeto.

Analise a reprovação: entenda onde você errou e aprimore os pontos fracos. Mantenha um pensamento positivo: não desanime, acredite em você porque isso o fará estudar com determinação. Tente novamente: nunca deixe de tentar até que seja aprovado!

Em síntese, você precisa apresentar o histórico escolar à atual faculdade. A partir daí, a secretaria de graduação analisa as disciplinas semelhantes. Nesse sentido, você precisa ter sido aprovado e ter apresentado frequência escolar a partir de 75% na disciplina que eventualmente será eliminada.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

No ensino técnico e superior a reprovação em uma unica matéria não fará você reprovar o período ou o ano inteiro, você apenas irá ter que cursar a disciplina novamente.

Porque os alunos vem com pouca base do ensino médio, especialmente em Matemática e esses cálculos são mais exaustivos e diferentes dos triviais, exigindo muita prática, sendo que muitas vezes o tempo é curto para isso. Falta de conhecimentos básicos de matemática dos ensinos fundamental e médio.

Não é normal altas taxas de reprovação em disciplinas como cálculo e física. Não é normal estudar, estudar e ainda sim reprovar como 75% dos alunos.

Os cursos mais difíceis são os de ciências exatas (engenharia, física, computação e matemática).

A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas. Ou seja, a porcentagem de falta deve ser até 25%. Então, se uma matéria tem 60 horas, você só pode faltar 15 horas.

Por exemplo, numa disciplina com 64 horas-aula durante o semestre, o aluno pode faltar 64*0,25 = 16 horas. Sendo cada dia de aula 4 horas, o aluno pode faltar 4 dias, se forem aulas de duas horas, o aluno pode faltar até 8 dias.

Notas na faculdade: ponderada
Cada avaliação tem um peso, isto é, um grau de importância. Assim, a média ponderada calcula-se por meio da soma das multiplicações entre valores e pesos divididos pelo somatório dos pesos.