É normal Recém-nascido suar muito?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

O suor produzido pelo bebê é absolutamente normal e tem como principal função manter o equilíbrio da temperatura de seu corpo. O suor costuma acontecer mais na cabeça do bebê porque é a região mais quente de seu corpo e, quanto mais elevada for a temperatura do local onde ele está, mais o bebê vai suar pela cabeça.

Como já dissemos, o bebê provavelmente irá manifestar seu incômodo. Se estiver com calor, deverá chorar e ficar mais irritado/agitado. No caso de frio, é capaz que ele apresente tremores ou soluços, ficando mais quieto e encolhido. É importante ressaltar que os comportamentos podem variar de criança para criança.

Quando as glândulas produzem uma quantidade de suor superior ao que o corpo necessita, a criança apresenta sintomas comuns à hiperidrose, como o aumento da temperatura e a transpiração das mãos, pés, axilas, cabeça e face, além de odores desagradáveis.

Causas do suor excessivo na cabeça
Os motivos por trás do suor excessivo na cabeça incluem, principalmente, a carência de vitamina A. Os laticínios, como leite, queijos e iogurte, são alimentos ricos nesse nutriente e que, quando estão em falta, podem provocar essa reação no organismo.

Pode ficar tranquila, que é normal. Mas, por que ele tem suor excessivo? Isso acontecerá até que o controle de temperatura corporal da criança se desenvolva por completo, entre os 18 e 20 meses, :: Respiração e Lavagem Nasal em Bebês Geralmente, é na cabeça do bebê que observamos uma quantidade maior de suor.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Explicamos que as mãos e os pés dos bebês, geralmente, são mais frios do que o restante do corpo. Com isso, quando a temperatura está baixa, a tendência é de que fiquem ainda mais gelados, o que requer uma proteção extra. Então, calce meias, sapatinhos e luvas.

A recomendação, segundo o pediatra, é aquecer o corpo da criança. "Agasalhe bem, seja com cobertor ou casaco. Oferecer bebidas mornas, como chá ou leite, também ajuda. "Essas medidas costumam resolver, na maioria dos casos", explica.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

  1. 1° Dica - Vista o bebê com roupas leves. Vista o bebê com roupinhas leves, de tecido finos, com algodão ou malha. ...
  2. 2° Dica - Evite colocar o bebê em lugares que aumentam o calor! ...
  3. 3° Dica - Ar condicionado, Ventilado e outros... ...
  4. 4° Dica - Banhos... ...
  5. 5° Dica - Ofereça bastante liquido.

Ao escolher as roupas certas para o bebê, você ajudará a manter seu pequeno confortável e seguro durante a noite. Para dormir no calor, as roupas ideais para o bebê são as de algodão leve e respirável. Escolha uma camisa infantil masculina ou uma camisola feita de algodão para manter o bebê aquecido durante a noite.

Causas Sudorese noturna
As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

O temperatura normal do corpo costuma variar entre 36º C e 36,7º C. No caso dos nenéns que ainda estão amamentando, é comum que sejam mais “quentinhos” e apresentem uma variação entre 36,5ºC e 37,2ºC, pela tarde. Mas para considerarmos um quadro de febre, essa escala precisa alcançar 37,8°C ou mais.

Como controlar a transpiração excessiva
Use um desodorante antitranspirante antes de dormir. As glândulas sudoríparas que produzem o suor estão menos ativas quando você dorme, ajudando o produto a funcionar melhor no dia seguinte. Evite alimentos que estimulam o suor.

Para controlar o sintoma em si, são indicados o uso de cremes ou loções locais e a aplicação da toxina botulínica, que é distribuída em pequenas quantidades na superfície do couro cabeludo.

Tente sempre manter seu ambiente bem fresco e ventilado, principalmente durante a noite. Mantenha a pele devidamente hidratada. Utilizar cremes de rosto que hidratem bem a pele sem causar obstrução dos poros. Consulte seu dermatologista para orientação específica para a sua pele.

Cuidados com o recém-nascido nos dias de calor
Evite vestir o bebê com roupas justas no Verão. Peças muito apertadas podem deixá-lo com calor e provocar brotoejas. Recomenda-se o uso de peças dois tamanhos maiores do que o tamanho usual do bebê. Acessórios como laços e faixas também podem incomodá-lo nos dias quentes.