É normal Recém-nascido engasga com leite?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Engasga mamando ou quando fica deitado? Segundo o Osteopata Pediátrico Dr. Mauro Gemelli, muitos bebês e crianças desenvolvem disfunções da deglutição, ou seja, não engolem bem o leite e engasgam. “Por causa desses problemas elas tossem, o que é comum, mas não é normal.

Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

Principais causas do engasgo de bebê
Engolir pequenos brinquedos e demais objetos; Ingerir líquidos na posição deitado ou recostado; Colocar o bebê deitado depois de alguma refeição sem ter arrotado; Dificuldade de engolir a própria saliva.

Segundo a doutora, se os casos de engasgo forem muito frequentes, eles devem ser avaliados pelo pediatra, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo especialista em disfagia, além da realização de exames apropriados para obter um diagnóstico preciso.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

O que fazer quando engasgar sozinho

  1. Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão;
  2. Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
  3. Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

É o que chamamos de refluxo gastroesofágico. Na maioria dos casos, se o bebê estiver ganhando peso de uma forma adequada, sem irritabilidade excessiva, não precisa de tratamento. Nesse caso, como sai pelo nariz, te oriento a conversar com o pediatra, pra avaliar a necessidade de tratamento.

As posições mais comuns para amamentar são: deitada de lado na cama; sentada com o bebê deitado no colo; sentada com o bebê na posição de cavalinho. É preciso alternar os seios para que não esvazie totalmente de um lado e o outro fique cheio demais.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

Sim, você deve acordar o bebê para mamar
Nos primeiros dias de vida, não tem como saber que o bebê está dormindo porque está relaxado e satisfeito ou se é um sinal de hipoglicemia, quando ele fica menos ativo. Acordar o bebê para mamar, nesse caso, é uma medida de segurança.

Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito. Alguns sinais de que seu bebê está mamando o suficiente são se: Ele produzir cerca de seis fraldas com urina e de duas a cinco com fezes por dia, até aproximadamente 6 semanas de vida.

à muito comum que os bebés produzam muitos sons diferentes. Não podem assoar o nariz como nós, e por isso, muitas vezes a drenagem normal e quase constante das mucosidades do nariz e da garganta faz com que os bebés pigarreiem, tussam, solucem e, por vezes, pareça que se engasgam.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.