É normal querer ter alguém?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

O querer estar com outras pessoas é normal, somos grupo e embora seja bom conviver consigo mesmo, estar com pessoas é bom, é prazeroso, é alegria. Voce teve algumas experiências que a marcaram e agora tem como referência estas experiências...

Todos nós precisamos nos sentir amados. No entanto, para alguns, essa necessidade pode se tornar uma obsessão, com consequências desastrosas para os relacionamentos, amizades, trabalho ou amor. Somos todos, um pouco mais, um pouco menos, dependentes emocionais.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Os dois especialistas pontuam quais sinais indicam que uma pessoa pode estar em um relacionamento por carência e não por amor: Abrir mão de coisas importantes para você para atender o que o outro exige. O desejo do parceiro é sempre o mais importante. Não expor sua opinião com medo de desagradar o outro.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Os psicólogos tem percebido alguns fatores interessantes: As pessoas que se sentem mais privados de carinho podem ser menos felizes; mais solitárias; com mais probabilidade de sofrer de depressão e estresse. Eles têm menos apoio social e menor satisfação com relacionamentos.

O que é a carência afetiva? Alguém que está carente do ponto de vista afetivo sente falta de uma maior proximidade com outras pessoas ou de demonstrações de carinho por parte de amigos, familiares ou cônjuges.

Na carência você está buscando satisfazer a si próprio em primeiro plano. No amor, a outra pessoa também precisa estar em primeiro plano, se tornando responsabilidade sua.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

É perfeitamente normal que você não queira relações com pessoas do sexo oposto. A sexualidade é bem fluida e sempre é possível que haja atração por outro grupo de pessoas (ou até que não tenha atração por ninguém, o que também é normal). Fique tranquilo.

4 sinais para saber se há uma conexão forte

  1. Confiança em seu parceiro. ...
  2. Liberdade para se sentir vulnerável na presença de seu parceiro. ...
  3. Compartilhamento de experiências juntos. ...
  4. Vínculo com peculiaridades divertidas que ninguém mais entende.

A insegurança, o medo da perda e da solidão, assim como a falta de autoconhecimento, faz com que a pessoa desconheça o que lhe faz bem, deixando-a sempre na expectativa e na espera de que o outro preencha ou supra a sua falta de amor-próprio.

Um passo muito importante na descoberta de como deixar de ser carente é saber exatamente que pessoa você é. A partir do momento em que conhece as suas qualidades e os seus pontos de melhoria, pode finalmente compreender porque se sente da maneira como se sente em relação aos demais.

Relação de ego x relação de coração
Confira: 1. Na relação de ego, a pessoa entende que o par deve amá-la da forma exata que ela necessita. Na relação de coração, a pessoa aprende a honrar as maneiras únicas que o par tem de demonstrar esse amor.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.