É normal querer se isolar?

Perguntado por: ibrito7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

O que leva uma pessoa ao isolamento? As principais causas de isolamento social estão relacionadas a diversos tipos de preconceito, tais como étnico, cultural, religioso e econômico. Muitas vezes, as pessoas (ou grupos) que sofrem algum tipo de discriminação podem preferir se isolar da sociedade.

O ser humano passa a maior parte do seu tempo de vida acompanhado por outras pessoas. Mas, para muitas delas viver cercado de muita gente por várias horas pode trazer insegurança, competição desenfreada e medo, e tudo isso aumenta a carga de estresse. Como fuga, o indivíduo procura o isolamento.

5 sinais de Fobia Social

  1. 1 1. Ansiedade extrema.
  2. 2 2. Medo de falar em público.
  3. 3 3. Faz pouco ou nenhum contato visual.
  4. 4 4. Evita andar em ambientes com muitas pessoas.
  5. 5 5. Acha que não consegue fazer nada.

Círculos de amizade podem ficar comprometidos e o isolamento social, em determinados períodos, pode trazer grande sofrimento. “Esse comportamento é comum a todos os bipolares: a sensibilidade exagerada aos acontecimentos, ao estresse, ao que se diz e à opinião alheia e, consequentemente, ao isolamento.”

Pessoas que gostam de estar só têm um nível maior de autoconhecimento porque são mais reflexivas e observadoras. Elas possuem mais consciência dos seus pontos fortes e fracos e, por isso, têm mais facilidade em conquistar seus objetivos.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Insatisfeita com sua vida atual, a pessoa perde a vontade de relacionar. Ela não vê utilidade ou significado em conversar com os amigos como fazia antes. Sem perceber, frequentemente escolhe ficar em casa, recusando quaisquer possibilidades de interação social.

Uma pessoa solitária tende a gostar de passar mais tempo sozinho. Embora se sinta ligada às outras pessoas e tenha amigos, estar sozinho não significa um problema. Porém, ela sente menos vontade e necessidade de estar em eventos sociais. Contudo, esses tipos de pessoas podem funcionar muito bem em ambientes sociais.

Isolamento é um mecanismo de defesa descrito por Freud, que consiste em isolar, isto é, em separar um pensamento ou uma ação do seu contexto geral. Este mecanismo está habitualmente presente na neurose obsessiva e traduz-se em atitudes que pretendem diminuir a ansiedade que o sujeito sente perante certos sentimentos.

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Continuar lendo Faz mal se isolar?