É normal querer se afastar de todo mundo?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A patologia mais comum de todas e que traz como um dos sintomas o fato de a pessoa querer se isolar é a depressão. O indivíduo que sofre de depressão, em tese, sente vontade de ficar sozinho, não conversar, não falar e com isso se isola do mundo.

Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida.

Pessoas arrogantes
Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.

Todo mundo perde o contato com os amigos? Sim, e é algo normal, que faz parte da vida. Isto não quer dizer que você deve tomar alguma atitude, já que se afastar deles é uma coisa quase que universal.

Às vezes, os afastamentos são importantes para conhecermos quem realmente mereceu nosso carinho, atenção e amizade. Têm amizades que se afastam apenas porque deixou de ser. Há momentos da vida que é preciso se afastar de certas amizades para colocar o pensamento e a vida no lugar.

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?

Reflita sobre os seus sentimentos: você sempre se sente mal consigo mesmo ou fica desgastado depois de passar o tempo ao lado de alguém? Se sim, talvez essa amizade precise chegar ao fim. Reflita também sobre o relacionamento em si: ele parece unilateral? Você sente que não recebe apoio dessa pessoa?

Geram sentimentos de inveja, obsessão ou controle que de maneira inconsciente e involuntária se manifestam e projetam nos outros, o que pode levá-los a fugir de nós”, esclarece Fernández González.

Muitas vezes a fala "as pessoas se afastam do nada", vem de um indivíduo que está passando por um processo de baixa autoestima. A baixa autoestima traz com ela crenças de desamor e desvalor, com isso acreditamos fielmente que nós estamos afastando as pessoas, mesmo que isso não seja a realidade.

Não é a distância que afasta as pessoas, é o tanto faz. Tanto faz você estar aqui ou não. Aprendi a ser feliz sozinha e é isso que realmente importa!

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

Olá, o medo de sair de casa está relacionado com os quadros ansiosos. Busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra. O psiquiatra poderá tratar o caso com psicofármaco e a psicoterapia irá te ajudar a lidar com o medo até que você volte a sua rotina normal.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

O vazio emocional é uma experiência que, às vezes, sentimos após a morte de uma pessoa querida, após o fim de um relacionamento, após uma decepção, em épocas de transição, períodos de mudança ou pela falta de proteção , afeto e amor.

O sentimento de solidão é apenas uma das consequências de não se ter amigos. De acordo com Michelle, estudos apontam que a ausência de amizades está associada ao estresse, que por sua vez pode provocar sintomas físicos, como dores de barriga e de cabeça, e problemas psicológicos.

Uma pessoa que não tem amigos, não amadurece e entristece", pontua. O estudo "A gramática amorosa da amizade", desenvolvido pela doutora em psicologia Daniele Brun pela Universidade de Paris, aponta a amizade como relacionamento indispensável para a construção da identidade humana.

Relacionamentos podem esfriar se não houver sentimentos compartilhados, com o conflito que uma separação anunciada e inevitável provoca ou, simplesmente, porque cada vida toma um rumo diferente.

Quando os familiares não estão dispostos a mudar seus comportamentos (disfuncionais) para colaborar com o bem-estar coletivo, mude-se dali. Se afastar não significa fuga ou não-enfrentamento, significa autopreservação, autocuidado, significa que a sua saúde vem primeiro lugar.