É normal querer fugir da realidade?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Faz parte do ser humano querer fugir de problemas, mas a forma como nossa mente manifesta isso pode dizer muito sobre nosso emocional. É comum nos sentirmos cansados, esgotados e até mesmo estressados em certos pontos da vida, mas lembre-se: tudo tem um limite!

A fuga da realidade é definida como uma busca por alternativas que aliviem a dor causada pelos problemas existenciais. Apesar de ser um assunto atual, ele já vem sendo abordado há bastante tempo. O que nos motiva a fugir da realidade? Fugir da rotina é necessário!

O nome da Síndrome de Houdini faz referência ao místico escapista húngaro do século XIX. Mas, neste caso se refere a um escapismo psicológico, no qual tenta-se escapar de situações familiares, do trabalho ou de obrigações rotineiras.

O indivíduo sente que está se distanciando de si mesmo de maneira repentina, como se não tivesse mais o controle do corpo. Alguns pacientes dizem que é como se fosse um sonho, como se tivesse algo, que não ele, controlando aquele corpo.

Entre os sintomas mais comuns do desequilíbrio emocional estão:

  1. Insônia.
  2. Irritabilidade constante.
  3. Dificuldade de concentração.
  4. Problemas para ser produtivo.
  5. Cobranças exageradas de resultados pessoais e com os outros.
  6. Ansiedade.
  7. Agressividade.
  8. Raiva.

Comportamentos de esquiva, fuga ou ataque, que são funcionais para se livrar de muitas situações aversivas públicas, não são eficazes em reduzir sentimentos dolorosos.

A esquizofrenia é um transtorno mental decorrente de alterações cerebrais que distorcem a percepção da realidade e dificultam a elaboração de pensamentos e a expressão de sentimentos e emoções mais profundas.

O que faz uma pessoa fugir dos problemas? Um dos motivos que leva alguém a fugir dos problemas é acreditar que não tem capacidade de resolvê-los. Parece tão impossível ter emocional o suficiente para enfrentar a situação, que a pessoa opta por ignorar o problema e esperar que isso só desapareça.

A fuga dissociativa ocorre quando um individuo com amnésia dissociativa viaja para fora do seu ambiente habitual, mantendo autocuidado e apresentando comportamento aparentemente normal. Este quadro pode durar horas a meses. Podem ser assumidas novas identidades e viagens organizadas podem acontecer.

A fuga da realidade é um mecanismo que muitos costumam usar quando não se sentem fortes o suficiente para enfrentar determinada situação, que pode ser, por exemplo, a perda de um ente querido, uma demissão, insatisfação com algo ou o fim de um relacionamento.

Não pensar igual as outras pessoas e não fazer as mesmas coisas que os outros fazem. ou seja, não ser modinha.

A síndrome de Klinefelter é uma anomalia genética que se manifesta em indivíduos do sexo masculino e caracteriza-se pela má formação dos órgãos reprodutores e esterilidade. A síndrome de Klinefelter é uma aberração cromossômica que foi identificada em 1942 por Harry Fitch Klinefelter.

(Síndrome de Edwards; Trissomia E)
A trissomia 18 é uma doença cromossômica causada pela existência de um cromossomo 18 a mais que provoca incapacidade intelectual e anomalias físicas. A trissomia 18 é causada por uma cópia a mais do cromossomo 18.

Fatores genéticos e ambientais. Experiências traumáticas como rejeição e maus tratos. Educação muito rígida. Pessoas muito perfeccionistas e inseguras.

O transtorno normalmente é desencadeado por estresse grave, especialmente abuso emocional ou negligência durante a infância ou outros estresses importantes (como sofrer ou testemunhar abuso físico). A sensação de desligamento de si próprio ou do ambiente pode ocorrer de maneira intermitente ou contínua.

A distorção da realidade (às vezes chamada de alteração da realidade ou manipulação da realidade) é um termo usado para descrever a capacidade de manipular a própria realidade. A capacidade de transformar a realidade em como a pessoa em questão se encaixa, ignorando as regras da ciência.

Podemos chamar de distorção cognitiva os pensamentos e comportamentos irracionais, ou seja, que não condizem com a realidade — mas que insistem em martelar em nossas mentes e condutas.

Depressão nada mais é do que repressão. Você está deprimido porque não lhe é permitido se expressar. Ao se expressar, ao catarsear tudo o que está reprimido em seu inconsciente, você vai se tornar mais sano, mais saudável.”

Sensação de que pode perder o controle ou que algo ruim vai acontecer.