É normal querer engravidar?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A vontade de ter um bebê pode ser um sentimento muito forte. O desejo emocional de se tornar pai ou mãe pode ser até mesmo confundido com a escolha racional de ter filhos, e é importante saber diferenciar os dois na hora de tomar a decisão de gerar uma criança.

O pico da fertilidade da mulher acontece entre 20 e 25 anos e, por essa razão, esta é considerada a melhor idade para engravidar, de acordo com as considerações fisiológicas do corpo. A explicação está na qualidade dos óvulos e quantidade de óvulos que costumam sofrer alterações com o avanço da idade.

Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Pálpebras pesadas, nariz largo, bochechas arredondadas: essas são algumas alterações que acontecem no rosto quando a mulher está grávida. Esse inchaço aumenta com o avanço na gestação e normalmente começa a fazer diferença no final do segundo trimestre – tanto na face, quanto nas pernas e pés.

Além dos benefícios quanto à disposição, optar por ter filhos mais cedo é interessante do ponto de vista fisiológico, como explica o médico especialista em reprodução humana Vinicius Medina Lopes. ;A melhor idade para uma gestação é na casa dos 20 anos, pois a mulher geralmente apresenta uma melhor condição física.

7 Sinais de que você está preparada para ser mãe

  • Está "obcecada" com o bebê de uma pessoa próxima. ...
  • Teve êxito em um teste de fogo como babá ...
  • O casal está feliz. ...
  • Gasta tempo vendo produtos para bebês. ...
  • As finanças estão em dia. ...
  • Está emocionalmente estável. ...
  • Mudança brusca de rotina não te assusta.

Ter um filho pode custar entre R$ 400 mil e R$ 2 milhões, se considerarmos todos os gastos dos 0 aos 18 anos.

O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.

Na mulher, a idade reprodutiva começa na puberdade e vai até a fase adulta. O início é a partir da primeira menstruação, em geral por volta dos 10 anos de idade. Já nos homens a idade reprodutiva começa por volta dos 12 anos.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.

Significa dar afeto, estimar, proteger, cuidar e esta função maternal não se esgota na relação com os filhos biológicos mas pode ser exercida em relação a todas as pessoas com quem assumimos este papel cuidador e afetivo.

Segundo a psicoterapeuta, a pressão de ser mãe e de carregar a carga mental pode provocar raiva. "As mães muitas vezes estão no lugar da falta: falta de sono, falta de tempo para si mesmas, falta de autocuidado. Ao mesmo tempo, elas têm o melhor emprego, porém o mais exigente do mundo.

O ideal é a pessoa se organizar para engravidar ali entre seus 25, 30, 34 anos. Não deixar para tentar o primeiro filho depois dos 35 anos, porque aí já caiu a fecundidade, que é a taxa de gestação a cada mês. Isso é também um papel do ginecologista.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação, mas também é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema.

Procure ajuda! Caso a mulher reconheça que existe um exagero da parte dela em relação à preocupação com a gravidez, aproximando-se de uma paranoia, o ideal é procurar a orientação de um profissional de saúde mental.

VERDADE. Os níveis de estrógeno e progesterona aumentam no decorrer da gestação, pois são hormônios essenciais para o desenvolvimento fetal. Como efeito colateral positivíssimo, eles influenciam na hidratação da pele, melhorando sua textura: a pele fica mais macia, com mais viço e um brilho natural.