É normal pegar tricomoníase?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Resumindo… A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível que pode cursar com quadro de infecção genitourinária na mulher e uretrite no homem. Ela é a IST não-viral mais prevalente na população e no Brasil pode acometer até cerca de 5% da população.

Sempre que os fatores de risco para este tipo de infeção sejam mantidos existe o risco de reinfeção, devido ao não tratamento do parceiro sexual ou pelo contato com um novo companheiro sexual, e que se pode complicar por infeções recorrentes (tricomoníase recorrente ou crónica).

Sem tratamento, a infecção pode durar meses ou mesmo anos, tornando-se um fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero.

Coceira e dor ao urinar são sintomas que também podem ocorrer. Pode levar a complicações como parto prematuro e infertilidade. Também está associada com a amplificação da transmissão do vírus da aids, o HIV.

Os homens não costumam ter sintomas, mas alguns têm uma secreção espumosa do pênis e leve dor ou desconforto durante a micção. O exame de uma amostra da secreção ao microscópio geralmente possibilita aos médicos identificarem tricomoníase.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

- Menores de 16 anos precisam obrigatoriamente estar acompanhados por um responsável legal. - A análise pode ser feita em amostra de urina primeiro jato, secreção vaginal, secreção ou raspado de colo uterino. Amostra de URINA: - O exame é realizado em amostra do primeiro jato de urina.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o Trichomonas vaginalis causa lesão do epitélio vaginal levando à formação de úlceras microscópicas que aumentam o risco de contaminação por outras IST's, dentre eles o HPV.

Sintomas da tricomoníase, gardnereliose e candidíase
secreção esverdeada; odor forte (parecido com cheiro de peixe).

Pode também levar a quadros graves de infecção ginecológica, como infecções de trompas, pélvicas e abscessos pélvicos até com internação hospitalar para tratamento disso.

Embora a tricomoníase seja tratável e tenha cura, o ideal é evitar que a infecção aconteça. Para isso, a medida principal é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Tanto o preservativo masculino quanto o feminino promovem a segurança necessária para evitar essas e outras doenças.

Além disso, a tricomoníase se caracteriza como porta de entrada para clamídia, podendo causar infertilidade. Isso acontece pois o protozoário da tricomoníase é parecido com um espermatozóide, por apresentar uma cauda que abre caminho para a clamídia seguir pelo canal do útero.

As Causas da Tricomoníase
A transmissão do parasita da tricomoníase é feita a partir do contato com secreções de pessoas contaminadas, sendo por meio do contato sexual ou não. Após a infecção é comum que apareçam os primeiros sintomas no sexto dia.

Assim como qualquer IST, a melhor maneira de prevenir a tricomoníase é usando camisinha. Visitas periódicas ao ginecologista ou urologista também são úteis. A educação sexual e o conhecimento sobre quaisquer ISTs são importantes entre os adolescentes e os adultos jovens.

A tricomoníase é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que acomete o órgão genital feminino. Em geral, ela atinge a área externa da vagina, como a vulva e uretra.

Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e, nos homens, o pênis. Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sentem alterações no organismo.

Vale lembrar também que a tricomoníase é uma infecção adquirida por meio da relação sexual sem proteção, enquanto o fungo da candidíase já vive no nosso corpo e apenas se multiplica no caso de baixa imunidade ou grandes alterações hormonais.

Corrimento amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado com mau cheiro, geralmente lembrando peixe. Às vezes ocorre prurido, sangramento após relação sexual, dor durante relação sexual e dor ao urinar.

Tratamento da Tricomoníase
O metronidazol (2 g, VO, em dose única) é a droga de escolha para o tratamento, obtendo-se uma taxa de cura de 90 a 95%, e o tinidazol (2 g, VO, em dose única) tem uma eficácia semelhante ao metronidazol. O tratamento tópico pode ter falha de até 50%, não sendo recomendado.

Flogo rosa banho de assento é indicado para este e outros casos como tratamento de candidíase e tricomoníase vaginal. Este anti séptico vaginal é o primeiro passo para manter a sua saúde feminina sempre em dia.