É normal ouvir vozes?

Perguntado por: orodrigues5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Estima-se que entre 5 por cento e 28 por cento da população em geral ouve vozes de outras pessoas. Ouvir vozes é uma alucinação auditiva que pode ou não estar associada com um problema de saúde mental. É o tipo mais comum de alucinação em pessoas com distúrbios psicóticos como a esquizofrenia.

Afinal, é normal ter vozes na cabeça? Não dá para afirmar, pelo menos de forma categórica, que seja absolutamente normal ter vozes na cabeça.

Se você olhar pessoas muito ansiosas, depressivas ou agressivas, o falatório interno ajuda a explicar esses estados, porque ela entra num looping. Se está deprimida, a voz repete coisas como “a vida é horrível, não vou ficar bem”. Se sofre com ansiedade, a repetição pode ser algo parecido com “o que vai acontecer?

Por isso, foram feitas subclassificações de tipos dentro da doença. De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID-10), os tipos de esquizofrenia descritas são: a esquizofrenia paranóide, hebefrênica, catatônica, indiferenciada, residual, simples, não especificada e outras esquizofrenias.

Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.

Primeira coisa que o nosso coração precisa saber é escutar, acima de tudo, saber escutar a Deus, por isso que a ordem é sempre essa: “ouvir minha voz, a voz do Senhor”.

O que diz a religião sobre escutar vozes
Dessa forma, a principal resposta religiosa para o ato de ouvir coisas que não existem ou escutar vozes está relacionado a mediunidade, ou sensibilidade a outros planos.

Ouvir vozes tem relação com experiências da infância
“Para nossos participantes, os princípios do Espiritismo parecem dar sentido a experiências da infância, bem como os fenômenos auditivos frequentes que eles experimentam como médiuns praticantes”, destacou.

As alucinações mais comuns no caso de esquizofrenia são as auditivas. Nesse quadro, de fato, o paciente escuta vozes que mandam ele fazer alguma coisa. Essa alucinação é chamada de 'vozes de comando'.

Confira abaixo algumas dicas práticas.

  1. Mude o foco. Quando os pensamentos negativos surgem, você pode tentar redirecionar o foco para alguma memória que o faça feliz. ...
  2. Respire. Você também pode mudar o foco dos pensamentos ao focar a sua atenção para a sua respiração. ...
  3. Aqueça-se. ...
  4. Ajude os outros. ...
  5. Pare o autojulgamento.

Esse processo é chamado de alucinação auditiva, pode ou não estar associada a distúrbios e, geralmente, as vozes são de outras pessoas e até desconhecidas. Na BBC (2006), saiu uma matéria afirmando que a cada 25 pessoas, uma ouve vozes regularmente.

Esse tipo de Esquizofrenia é diagnosticado quando o paciente já não apresenta nenhum sintoma proeminente ou quando eles aparecem em baixa intensidade. Algumas alucinações e delírios ainda podem estar presentes, mas as suas manifestações costumam ser menos frequentes do que em fases anteriores da doença.

De onde vem a Voz Mental (subvocalização)?
Aprendemos que as sílabas formam sons, e esses sons juntos formam uma palavra. E aprendemos também que só atribuímos significado a essa palavra quando ecoamos o seu som em nossa mente. E para aquele momento da nossa vida, foi importante aprender dessa forma.

Entre as alterações mais significativas e perceptíveis no paciente esquizofrênico, podemos destacar a indiferença afetiva, pensamentos confusos e desconexão com a realidade. Em casos mais sérios, as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios.

A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, superstições, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia.