É normal os rins terem tamanhos diferentes?

Perguntado por: ubarros9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Assimetria renal é encontrada, na maioria das vezes, em pacientes assintomáticos durante avaliação radiológica, a princípio sem importância clínica ou indício de doença renal ou sistêmica. O rim de um adulto tem diâmetro longitudinal de 10-12 cm.

Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais que 2,5 cm de espessura. O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 125 a 170g; na mulher adulta, entre 115 a 155g.

Com tamanho aproximado de 12 centímetros e pesando cerca de 150g cada, os rins estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral.

À medida que as pessoas envelhecem, as artérias que suprem os rins ficam estreitas. Como as artérias mais estreitas não podem mais suprir sangue suficiente para os rins com tamanho normal, o tamanho do rim pode diminuir.

Significa que os seus rins estão no lugar certo, no tamanho certo sem qualquer alteração no ultrassom, ou seja, seu exame está normal.

Define-se assimetria renal pela diferença superior a 1,5 cm entre as medidas longitudinais dos rins. Todos os pacientes diagnosticados devem ser investigados, sob risco de possível deterioração da função renal em virtude da própria assimetria ou condição subjacente.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

Exame de urina (EAS) ou urina simples; Perda de proteína na urina; Exames de imagem renal (USG e tomografia).

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal.

O valor de referência para adultos saudáveis é acima de 90 mL/min/1,73m2. Convém lembrar que há uma diminuição fisiológica da TFG (taxa de filtração glomerular), que seria uma espécie de % de funcionamento renal, com a idade.

A dilatação do rim ocorre pela retenção da urina devido a malformações ou obstruções, em qualquer parte do trato urinário, que diminuem o fluxo normal de urina, levando a um inchaço (dilatação) do rim.

A Hidronefrose é um distúrbio do rim que resulta da dificuldade de drenagem de urina e a consequente dilatação do sistema urinário. A obstrução pode ser causada por qualquer estreitamento no sistema urinário, do rim até a uretra.

Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. ...
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Caso não seja tratado com agilidade, o rim aumentado pode levar a consequências como dano renal permanente, aumento no risco de infecções.

Cisto complexo
Esse tipo de cisto tem partes sólidas ou outras alterações, como contornos irregulares, septos ou fibroses. Para determinar a complexidade, é necessário realizar exames mais específicos, como a tomografia ou ressonância magnética do abdome.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)