É normal o transformador ficar quente?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Isso é normal? O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo.

É perigoso usar transformador? O equipamento requer atenção especial, pois utiliza óleo que fica em contato com componentes de alta tensão. Infelizmente, as explosões de transformadores e incêndios ainda acontecem, inclusive em fábricas.

Retire o transformador do circuito de entrada. Teste a entrada usando o multímetro. Se a entrada atingir o valor esperado, o problema é no enrolamento primário. Se a entrada não atingir o valor esperado, o problema é no circuito de entrada.

O primeiro pico de pressão dinâmica é refletido nas paredes do transformador e cria múltiplos picos de pressão secundária, e ondas complexas que criam a pressão estática do tanque que faz com que o transformador exploda e incendeie.

Os transformadores não estão livres deste processo, visto que, embora sejam equipamentos sem partes móveis, podem se danificar devido às variações de temperatura, tensão, vibrações, e outras condições adversas que podem ser prejudiciais ao seu funcionamento. Estes desgastes, com o tempo podem dar origem à falhas.

Os transformadores são descritos com referência as classes de 55ºC e 65°C, respectivamente. Para ambos os casos e sob condições normais de operação, a norma adota os limites de temperatura apresentados a seguir.

A unidade de medida utilizada pelo Inmetro para transformadores é VA (VOLTS AMPERES), que corresponde a 0,7 Watts. Geralmente, os ventiladores são bi volt. Mas, caso o seu não seja, poderá usar um convesor simples de 70va para 50w (a equivalência de 1W é 0,7VA) Se usar o seu de 60va, não tem problema!

Na medida que o fluxo magnético percorre a chapa causa um leve movimento de atração entre elas gerando um movimento ondulatório (e de vibração) que causa o ruído no transformador.

Transformador consome energia sozinho? Sim. O professor Gomes avisa que mesmo se deixarmos o equipamento desligado, mas ainda conectado à tomada, haverá um consumo constante de cerca de 2%. Tudo depende de sua potência, quanto maior for, mais irá absorver.

30 anos

De acordo com a norma ANSI C57. 12.96, a expectativa de vida de um transformador de distribuição tipo seco de baixa tensão pode ser de 20 a 30 anos ou até mais em várias condições de carregamento.

Não é aconselhável deitar o Transformador, seja ele de qual modelo ou potência for, devido ao aquecimento causado pelo mesmo durante seu funcionamento, pois isso pode acarretar em acidentes. O ideal é posicioná-lo em pé, e em local fresco e arejado, longe de materiais inflamáveis, fora do alcance de crianças.

O teste de um transformador é muito simples, basicamente é verificar se cada enrolamento não está rompido, já que cada parte de transformador é simplesmente um fio enrolado.

A água no transformador induz uma redução progressiva das propriedades de isolamento do papel-óleo (tensão de descarga, fator de dissipação) gerando defeitos elétricos (por exemplo, descargas parciais) que podem evoluir em descargas elétricas e cordas de alimentação com falhas elétrico para o transformador.

Aqueles valores que ficam abaixo do adjacente inferior ou acima do adjacente superior são chamados outliers. Esses outliers sinalizam a existência de alguma anormalidade, isto é, indica que o transformador está altamente sobrecarregado ou está altamente subcarregado.

Qual é a temperatura máxima recomendada para este componente?” Os transformadores possuem uma classificação segundo o tipo de isolamento. Um transformador classe 180, por exemplo, suporta uma temperatura máxima de 180º mas no funcionamento não se recomenda ir além de 115º.

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.

O mesmo modelo em 110V consome 22,8 kWh. Por outro lado, na voltagem 220v é de 17,1 kWh. Vale lembrar que o transformador consome energia, que é entre 10% e 20% do consumo do aparelho conectado.

Onde posso conseguir comprar ? nota: a potencia máxima do ponto de tomada para cozinhas (por norma) é de 600 Watts, portanto, sua geladeira poderá ter no máximo, as potencias indicadas acima (500 W).

pode utilizar sim, mas lembre-se de que o transformador tem uma potência máxima que ele consegue alimentar, caso você não ultrapasse este limite não terás problemas... pode-se ligar quantos equipamentos for necessário, mas a soma das potências dos equipamentos não devem ultrapassar o limite do transformador.

Mantenha o transformador o mais longe possível da área em que o ruído traria maior descon- forto. Evite montar a unidade em um canto da cela ou cubículo perto do teto. Três cantos atuam como “megafones” e amplificam o som. Evite a instalação em salões e corredores estreitos ou em cantos de escadas.