É normal o suor feder?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O suor é liberado pelas glândulas apócrinas e écrinas e não tem cheiro. O cheiro que sentimos é produzido quando há um desequilíbrio das bactérias que vivem em nossa pele.

As grandes responsáveis pelo mau cheiro são, na verdade, as bactérias presentes na pele, principalmente em áreas mais quentes e úmidas, como as axilas e pés, que em contato com o suor começam a metabolizar alguns de seus componentes, como as proteínas e os ácidos graxos.

Ao contrário do que muitos pensam, entretanto, o suor em si é na verdade inodoro. Ou seja, ele não possui um cheiro específico. O mau odor que sentimos é produto da ação de bactérias que vivem em nosso corpo e se alimentam da transpiração.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

Outras dicas para acabar com o mau cheiro
Além da alimentação, outros cuidados como evitar usar a mesma roupa duas vezes, remover os pelos das regiões que mais suam e usar desodorantes que sejam antitranspirantes e antibacterianos também ajudam bastante a reduzir o mau cheiro do corpo.

A bromidrose ocorre pela produção de suor através das glândulas apócrinas. Estas glândulas secretam um suor mais viscoso e, portanto, mais propício à multiplicação de bactérias, que, por sua vez, são as responsáveis pelo mau odor. Para além disso, existem alguns hábitos pessoais que podem piorar esta condição.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

Usar antitranspirante da forma errada
Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz.

Se estiver em dúvida sobre o status da axila, peça uma xícara de café no bar mais próximo. Com ela em mãos, inspire fundo o perfume do café. O cheiro da bebida é forte e vem de uma única fragância.

O cheiro da pessoa amada é um bálsamo estimulante, quase uma droga que mexe com o cérebro e com o corpo. Isso ocorre porque as moléculas que emanam da pessoa vão pelo nariz e quando entram em contato com os hormônios olfativos, a informação é transmitida para o cérebro.

Aqui vão algumas dicas fáceis e você deveria seguir:

  1. Cuide sua dieta.
  2. Teste fragrâncias.
  3. Mantenha-se hidratado.
  4. Saiba em que local usar o perfume.
  5. Não use apenas fragrâncias.
  6. Espalhe bons cheiros pela casa.
  7. Invista em um shampoo seco.

As áreas do corpo mais propícias ao uso do perfume são facilmente identificáveis pela temperatura mais alta que têm: nuca, pulsos, atrás das orelhas, dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos. Estes locais também são adequados porque neles não transpiramos tanto, o que beneficia a ativação da fragrância.

Seja coerente nos cremes e desodorantes. É melhor utilizar produtos neutros ou sem cheiros, mas também pode seguir a mesma linha, ou seja, utilizar o desodorante com a mesma fragrância ou referência olfativa do perfume.

Mantenha sua pele hidratada
A pele ressecada tende a não fixar corretamente o perfume, por isso, manter a pele bem hidratada é essencial. A hidratação impede que a pele perca água e assim, segura o aroma por mais tempo.

Isto porque ele é produzido por uma categoria de glândulas chamadas apócrinas, responsáveis pela produção de um suor menos rico em água, o que faz com que as bactérias se alimentem de gorduras e proteínas presentes. E é isto que causa o odor, de acordo com a Mayo Clinic.

Fatores emocionais como medo, estresse ou ansiedade podem te fazer suar muito. Isso acontece porque a liberação de hormônios, como a adrenalina, altera o fluxo sanguíneo e, em consequência, a temperatura corporal. A resposta do organismo é a sudorese.

Conheça 4 opções e escolha o melhor sabonete para bromidrose na sua opinião

  • 1 – Sabonete Antisséptico da marca Granado linha Fresh verde com 90g. Sabonete Antisséptico Fresh, Granado, Verde, 90g. ...
  • 2 – Sabonete em Barra da marca Soapex com 80g. ...
  • 3 – Sabonete líquido da marca Neutrogerm com 150 ml.