É normal o sangue da menstruação feder?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

É comum notar um cheiro metálico no sangue menstrual. Isso geralmente ocorre devido à presença de ferro no sangue e geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, esse cheiro da menstruação não deve persistir por muito mais tempo após o término do período menstruação.

O que ocorre em função de reações entre os químicos dos absorventes e o sangue menstrual, que ocasionam o aumento de microorganismos que causam o mau cheiro.

É comum notar um cheiro metálico no sangue menstrual. Isso geralmente ocorre devido à presença de ferro no sangue e geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, esse cheiro da menstruação não deve persistir por muito mais tempo após o término do período menstruação.

Embora possam parecer alarmantes, pequenos coágulos menstruais são normais e geralmente acontecem no período de fluxo menstrual mais intenso. Eles geralmente surgem quando os anticoagulantes não têm tempo suficiente para agir sobre esses pedacinhos de sangue com o objetivo de tornarem o sangue mais líquido.

Experimente usar um coletor menstrual ou um absorvente de pano reutilizável, também chamado de absorvente ecológico. Muitas pessoas tem receio destes produtos justamente por achar que eles deixarão cheiro, acreditando mais uma vez no mito de que o sangue menstrual é sujo e precisa de neutralizadores de odor.

Existem algumas opções de tratamento caseiro para diminuir os incômodos causados pelo corrimento com mau cheiro, como:

  1. Banho de assento com folhas de goiabeira. ...
  2. Ingestão ou uso local de alho. ...
  3. Banho de assento com cascas de barbatimão. ...
  4. Banho de assento com aroeira. ...
  5. Banho de assento com pimenta rosa.

Gino-Canesten® Balance é produto para saúde e um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da Vaginose bacteriana, como o cheirinho desagradável, já nos 1ºs dias.

Você também pode sentir odores mais fortes após relações sexuais ou exercícios. Um cheiro intenso pode sinalizar uma infecção que precisa de tratamento. O odor vaginal temporário é comum e geralmente desaparece sozinho. É considerado normal se você não tiver outros sintomas.

Cheiro do corrimento vaginal
O corrimento típico pode ser inodoro ou ter algum cheiro, mas normalmente esse cheiro é suave e não incômodo. Ele pode se misturar à urina ou ao sangue durante a menstruação e isso pode influenciar o cheiro sentido na roupa íntima.

Caso a mulher apresente sintomas como mau cheiro na vagina, corrimento vaginal e sangramento muito intenso, de cor vermelho vivo, deve entrar em contato imediatamente com o seu médico. O risco de recidiva do mioma uterino é de cerca de 20 a 30%, dependendo da localização, do número e tamanho do mioma.

No final do período, também é comum aquela menstruação semelhante à borra de café. O líquido adquire essa coloração amarronzada devido ao processo de oxidação do sangue, por ter ficado retido no útero. Também é comum, nas fases pré ou pós-menstrual, que o corrimento marrom apareça após o contato íntimo.

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  1. Nadar.
  2. Usar calça jeans.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Fazer sexo.
  5. Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  6. Lavar o cabelo.
  7. Cozinhar.

A cor da menstruação e do corrimento e sua consistência variam durante o ciclo menstrual. Nos primeiros dias a menstruação normalmente possui um tom de vermelho vivo. Em seguida, o sangramento se torna mais intenso e pode ser mais escuro e mais grosso. A menstruação com coágulos costuma acontecer nessa fase.

O corrimento com sangue exige atenção quando vem acompanhado de alterações na menstruação, odor forte e dificuldade para engravidar. Nesses casos, a cor rosada pode apontar problemas em diferentes órgãos reprodutores. A mulher pode ter doença inflamatória pélvica ou até cistos nos ovários.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Independentemente da aparência, a secreção branca é uma parte totalmente normal da relação sexual. Na verdade, esta é a resposta natural do corpo à estimulação ou ao excitamento para ajudar na lubrificação.

A falta de sexo pode provocar irritabilidade, quadros depressivos e queda da imunidade. O professor de psicanálise Ronaldo Coelho afirma que o problema pode ser maior entre os casais monogâmicos quando um deseja o sexo e o outro não.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Continuar lendo É normal o suor feder?