É normal o saco ficar duro?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Ele pergunta para Jairo Bouer, especialista em sexualidade, se isso é comum ou se é preciso tomar algum cuidado. Jairo explica que quando os homens têm ereção eles também têm uma contração nos músculos da região do saco escrotal, fazendo com que, em alguns casos, os testículos migrem para a cavidade abdominal.

O tamanho testicular normal de um homem adulto varia de 15cm3 até 25cm3, embora alguns homens tenham volumes testiculares ainda maiores do que isso. Uma variabilidade normalmente aceita é de até 20% de diferença entre os testículos.

Causas comuns
Hidrocele e hérnia inguinal são as causas mais comuns entre os meninos. Até 20% dos homens têm uma varicocele, que pode causar infertilidade.

Esse é um mecanismo muito importante quando o assunto é a temperatura dos espermatozoides . Afinal, os testículos estão localizados na bolsa escrotal e fora do corpo para manterem a temperatura de dois a três graus abaixo da corporal, considerada a ideal para os espermatozoides.

Os músculos cremaster e dartos mantêm as bolas onde elas devem ficar, de uma perspectiva biológica e imperativa. "Durante uma atividade pesada, como pedalar, correr e se exercitar, o escroto está relaxado e se contraindo, a fim de manter os testículos protegidos de traumas", afirma Cohen.

O saco escrotal cede
A sua pele torna-se naturalmente menos elástica à medida que envelhece. Assim como a pele do rosto e do pescoço se enruga e afunda, o mesmo acontece com a pele que cobre os testículos.

Você deve procurar um urologia para avaliar se realmente é o testículo que é grande ou trata-se de uma hidrocele (água no saco escrotal), ou hérnia. Se realmente for o testículo que for grande e o tamanho está mantido desde o final da puberdade, trata-se de uma variação da normalidade.

O homem que possui apenas 1 testículo, mas não apresenta nenhum outro problema desses continuará fértil. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e, na ausência de um dos testículos, o outro pode devidamente continuar a produzir na quantidade suficiente capaz de garantir a fertilidade do homem.

Causas dos testículos pequenos
As causas mais comuns são: Testículos criptorquídicos (ocultos ou presentes dentro do abdômen) Testículos distópicos (palpados, mas fora da bolsa escrotal) Diminuídos pela varicocele.

"Todo o processo de produção e amadurecimento dentro do corpo masculino dura até 74 dias, mas a média habitual é de cerca de 9 semanas (63 dias)", dizem os pesquisadores da Universidade Aberta.

A epididimite é a causa mais comum de dor escrotal em adultos. A epididimite normalmente é causada por uma infeção, tipicamente uma sexualmente transmitida. Entretanto, algumas vezes não há infecção.

Quem já fez exame médico no alistamento militar deve se lembrar do teste: soprar o braço, fazendo força na região abdominal. O exame ajuda a identificar qualquer hérnia insuspeita. O Ministério da Saúde estima que até 8% dos brasileiros tenham alguma hérnia abdominal, que pode “descer” para os testículos.

Para poder manter a temperatura de dois a três graus abaixo da corporal, considerada a ideal para a vida dos espermatozoides.

Durante a realização do autoexame, o homem ficar atento a alterações nos testículos como:

  1. Diferença no tamanho;
  2. Sensação de peso no escroto;
  3. Presença de uma massa ou caroço duro no testículo;
  4. Dor na região inferior da barriga ou virilha;
  5. Presença de sangue no escroto;
  6. Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

Na maior parte dos casos, a subida dos testículos se dá devido a contrações involuntárias do músculo cremaster, que liga os testículos ao abdômen e pode acontecer devido a climas frios, em situações de perigo e quando o cordão espermático é curto.

Portanto, em situações normais, os testículos mexem-se muito pouco dentro da bolsa escrotal e a torção do cordão espermático não é algo esperado. Para que haja torção, é preciso que alguma das estruturas que mantêm os testículos “presos” estejam comprometidas.

Cuidados

  1. Sustente o escroto usando uma coquilha.
  2. Aplique gelo no escroto.
  3. Tome banho morno se houver sinal de inflamação.
  4. Quando estiver deitado, coloque uma toalha enrolada debaixo do escroto.
  5. Experimente tomar analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno. NÃO dê ácido acetilsalicílico a crianças.

O que causa torção de testículo? A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

O maior saco escrotal do mundo pertenceu a um homem de 49 anos, que morreu no ano passado vítima de um ataque cardíaco. Em 2013, Wesley Warren, de Las Vegas (EUA), tinha nada mais nada menos que 59 kg de testísculos!

Assim, quando o corpo está muito quente, o saco escrotal tende a ficar mais afastado, baixando a temperatura dos espermatozóides. Aí fica com essa aparência de saco de leite vazio que você descreveu.