É normal o RN dormir o dia todo?

Perguntado por: pgaspar7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

De acordo com a filial de Goiás da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no primeiro mês do bebê, o esperado é que ele durma de expectativa é de que ele durma cerca de 16 horas a 20 horas por dia.

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.

Um dos motivos mais recorrentes na sonolência do bebê é o baixo fluxo na amamentação que leva a uma ingestão inadequada de leite. Significa dizer que o bebê não tem mamado muito bem e isso faz com ele durma mais para poupar energia.

Quando não respeitamos os sinais de sono do bebê (bocejar, esfregar os olhos, cabelos ou orelhas, perda do interesse no ambiente, olhar parado), ou os forçamos a ficar acordados além de suas necessidades, eles ficam exaustos, chorosos, mal-humorados.

E como fica a rotina do bebê? Tudo depende da idade do bebê que você tem em casa. O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir.

Se seu bebê não responde a estímulos e mesmo com o passar dos meses, passos simples do desenvolvimento do bebê não estão acontecendo como sorrir, se virar, engatinhar, o pediatra irá acompanhar e indicar ao especialista competente a realizar exames avaliatórios para investigar um possível atraso psicomotor.

coloque o neném perto do seio: aperte a mama em um movimento de ordenha para que saia um pouco de leite e coloque perto da boca do recém-nascido, pois o cheiro pode estimulá-lo a mamar; tire a roupinha ou veja a fralda: se as dicas acima não funcionarem, tirar a roupinha dele ou trocar a fralda pode ser positivo.

O bebê começa a mamar e depois de alguns minutos pode notar que o ritmo de sucção do bebê diminui. Algumas mães conseguem ouvir o bebê engolir o leite, enquanto outras não ouvem. O bebê vai dando sinais de saciedade, por isso esteja atenta aos sinais.

Recém-nascido: 16 a 20 horas por dia. 6 semanas: 15 a 16 horas por dia. 4 meses: 9 a 12 horas, mais 2 sonecas. 6 meses: 11 horas, mais 2 sonecas.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.

O que se deve fazer é estimular o aleitamento assim que possível, quando a mãe puder receber o recém-nascido; deixar o recém-nascido o menor tempo possível longe da mãe e, assim que possível, promover o aleitamento materno.

A hipoglicemia2 em bebês acontece principalmente quando a mãe é diabética, quando houve algum problema respiratório durante o parto ou quando o bebê é prematuro.

As causas mais comuns são depósito deficiente de glicogênio, atraso na alimentação e hiperinsulinismo. Os sinais incluem taquicardia, cianose, convulsões e apneia. A suspeita diagnóstica é empírica e confirmada pela glicemia. O prognóstico depende da doença subjacente.

Assim que o bebê estiver dormindo em seus braços, coloque-o delicadamente no berço e sussurre baixinho, o bastante para acordá-lo levemente, mas apenas o suficiente para deixá-lo meio acordado. Fale com ele com carinho, use o ruído branco e dê tapinhas suaves nele para ajudá-lo a voltar a dormir.

Sinais de que seu bebê não está recebendo leite suficiente

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Conheça seu bebê
Mas é muito importante ficar atento a alguns sinais para confirmar se a amamentação está sendo o suficiente, como: O bebe soltou o peito sozinho; O som do neném engolindo o leite foi perceptível; O bebe ficou tranquilo e mais calmo após a amamentação.

Enquanto o seu bebê ainda só dorme mamando, não deixe chegar ao ponto do bebê chorar. Atenda antes, coloque no peito antes. Leva um tempo, mas o número de tentativas até dar certo vai diminuindo. Você não faz um pulo direto do peito para a cama.

As primeiras semanas de amamentação são uma curva de aprendizagem muito acentuada e se, de vez em quando, pode se sentir esgotada, mas fique descansada que não é a única. Amamentar 24 horas por dia é normal e ajuda a desenvolver a sua produção de leite, mas pode ser muito cansativo.