É normal o power bank esquentar?

Perguntado por: uesteves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

É comum aquecer o carregador, mas nunca vai ser um aquecimento grande. Se você tocar no carregador e achar que não dá para segurar ele na sua mão, é porque tem algum problema na dissipação, viu. Nesses casos, é importante ter um carregador novo, para que não tenha problemas na bateria do seu celular!

Qual a vida útil de nosso carregador - power bank? Todos nossos modelos duram 500 ciclos. Isso que dizer que você pode usar o produto até 500 vezes e ele funcionará. Pelas contas, ele pode durar até 2 anos, dependendo da frequência de uso de cada cliente.

Essa prática pode ser letal em algumas ocasiões, utilizar o celular na tomada enquanto chove ou com um cabo danificado pode ser fatal. Utilizar cabos originais ou optar por um powerbank (carregador portátil) pode ser uma boa opção para não colocar a vida em risco pelo uso do celular enquanto carrega.

Carregamento em locais quentes
O problema em si, é quando esse calor começa a ficar exagerado. O aquecimento natural do carregamento, somado ao calor externo, pode se tornar uma combinação explosiva. O aquecimento pode levar a danos internos, podendo evoluir para um curto-circuito.

Para evitar isso, sempre verifique se todas as conexões estão limpas. Não se esqueça de sempre deixar o carregador enquanto estiver em uso em uma área onde ele seja capaz de dissipar o calor, porque, se ele não conseguir, ele realmente vai esquentar, isso pode ser perigoso, então, tenha cuidado.

Com o Power bank de 10.000mAh, é possível serem realizadas de aproximadamente 3 a 4 cargas em seu celular.

Existe um botão que desliga o carregador ao ser pressionado. Caso o botão não seja pressionado, o carregador se auto desliga.

A ciência responde
Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.

Toda bateria de celular sofre uma perda gradual de sua capacidade, depois do primeiro ano de uso. Isso é uma verdade indiscutível.

Dicas para o seu power bank durar mais
Escolha um carregador portátil de qualidade. Evite produtos falsificados ou de marcas desconhecidas. Lembre-se de que o barato pode sair muito caro!

Normalmente, o processo leva entre uma a duas horas. Desconecta o carregador assim que a carga estiver completa. V erifica os indicadores de bateria durante o processo de carregamento e, quando todas as luzes estiverem acesas (ou verdes), é sinal que o carregamento está completo.

Apesar disso, é aconselhável evitar. Além de estar exposto a quedas de raio, existe o risco de você danificar o equipamento ao pisar ou soltar sem querer. Crianças e animais também podem sofrer acidente ao morder o cabo de energia.

Os carregadores portáteis são como as baterias dos celulares, mas eles conseguem receber e emitir a carga. Eles também têm baterias de íons ou polímero de lítio. Para utilizar os modelos de bolso, basta carregá-los com um cabo USB, que pode ser conectado a uma fonte na tomada.

Pode deixar o celular carregando em dias de chuva? Embora o seu celular não vá atrair raios, ele pode se tornar perigoso caso um raio atinja a sua casa (ou a rede elétrica que a alimenta) e ele esteja conectado ao carregador.

Acontece que as tomadas têm entre 110 e 220 volts, enquanto os carregadores do celular têm 5 volts. É uma diferença bem grande, né? E é por isso que o carregador esquenta, mas não é motivo para preocupação!