É normal o ouvido fica entupido depois da lavagem?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

continuo com o ouvido entupido!! Realmente, não é algo comum, mas é possível que possa estar experimentando certo grau de desconforto pós lavagem devido alguns fatores.

Se a solução “escapa” do nariz e fica parada no ouvido, com o passar dos dias pode começar um processo infeccioso na região (otite) .

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

O ato de bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e auxilia desentupir o ouvido. Colocar água na boca, segurando com os dedos o nariz e depois a engolindo movimenta os músculos do rosto, provocando o equilíbrio da pressão interna dos ouvidos.

Entre os principais riscos dessa lavagem por conta destacamos:

  • Possível perfuração do tímpano;
  • Infecções ou inflamações no ouvido;
  • Sensação temporária de vertigem;
  • Perda de audição.

8. RECOMENDAÇÕES APÓS O PROCEDIMENTO: Orientar sobre possibilidade de sensação de ouvido cheio após a lavagem • Orientar a suspensão do uso de cotonete caso esteja utilizando • Questionar sobre dor no ouvido, zumbido, febre, vertigem, drenagem de sangue da orelha, pois podem ser sinais de complicações significativas.

Após cerca de 3 a 5 dias de uso, o cerume costuma estar muito mole, e desta forma, o médico pode realizar a lavagem de ouvido sem dificuldades.

Quando você faz uma lavagem nasal com muita pressão, essa pressão exagerada pode ser suficiente para abrir essa estrutura. Aí, o soro da lavagem, junto com o catarro e as bactérias vão parar dentro do ouvido, causando dor e otite.

Ou seja: o soro pode ir parar na orelha média, por dentro do tímpano. Você poderá sentir o ouvido tampado, cheio de líquido e até dolorido.

Puxar levemente o ouvido para trás, enquanto se inclina a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurando pela parte de cima da orelha; Provocar um bocejo e até mastigar pode ajudar a tirar facilmente a água do canal auditivo; Utilize cotonete com cuidado para retirar o resto de água que possa ter ficado.

Como acontece o tímpano rompido? Quais os sintomas desse problema?

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Se sentir dor relacionada com o ouvido tapado ou entupido, um simples analgésico de venda livre (como o ibuprofeno) poderá ajudar. Os descongestionantes também são úteis, porque reduzem o inchaço das membranas mucosas. Este inchaço cria pressão em toda a cabeça.

Dentre os principais sintomas e desconfortos do líquido no ouvido, estão desequilíbrio e tontura, além de dificuldades para ouvir. Vale frisar que, a partir da presença de água dentro do canal do ouvido, também podem surgir infecções, devido a alguma bactéria que possa ter entrado junto com o líquido.

Em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Com alguns medicamentos (como aspirina e diuréticos), a audição retorna em 24 horas. Contudo, antibióticos e quimioterápicos geralmente causam perda auditiva permanente se as doses seguras forem excedidas.

Geralmente, há uma recuperação espontânea em 15 dias. Entretanto, as probabilidades de melhora são menores para pacientes que apresentam uma perda de audição severa acompanhada de vertigem. A idade também é um fator preponderante — quanto mais jovem, maior a possibilidade de uma recuperação completa.

A pessoa pode repetir o procedimento quantas vezes quiser. No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois.